metropoles.com

Moro adia volta de Bumlai à prisão pela segunda vez

Magistrado determinou que o pecuarista, internado em um hospital de São Paulo, se apresente à Polícia Federal em 6 de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
José Carlos Bumlai
1 de 1 José Carlos Bumlai - Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

O juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato na 1ª instância, adiou pela segunda vez a volta à prisão do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O magistrado determinou que o pecuarista, internado em um hospital de São Paulo, se apresente à Polícia Federal em 6 de setembro.

Moro havia restabelecido a prisão preventiva de Bumlai em 10 de agosto e ordenado que o pecuarista se reapresentasse à Polícia Federal, em Curitiba, em 23 de agosto. Capturado pela Operação Passe Livre, desdobramento da Lava Jato, em novembro do ano passado, Bumlai passou à prisão domiciliar em março deste ano para tratar um câncer e problemas cardíacos.

O magistrado havia adiado, primeiramente, a apresentação de Bumlai para 30 de agosto.

“Consignei que a defesa deveria manter este Juízo informado a respeito da permanência do acusado no hospital e igualmente acerca do resultado dos exames médicos. A última petição da defesa data de 22 de agosto de 2016, informando que José Carlos Bumlai permanecia internado no Hospital Sírio Libanês e que teria sido diagnosticado com processo inflamatório”, afirmou Moro. “Diante da informação de que permanece internado, prorrogo por mais sete dias o prazo para sua apresentação perante a Polícia Federal em Curitiba (6 de setembro de 2016).”

Bumlai é acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e por crimes financeiros no emblemático empréstimo de R$ 12 milhões que ele tomou junto ao Banco Schahin, em outubro de 2004 – o dinheiro, segundo o pecuarista, foi destinado ao PT.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?