metropoles.com

Moraes avisa ao TSE: perícia está quase pronta e pode compartilhar provas

O pedido de compartilhamento foi feito pelo PT, um dos autores de uma das sete ações contra Bolsonaro e Mourão na Corte eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Posseno STF do ministro Alexandre de Moraes – Brasília(DF), 22/03/2017
1 de 1 Posseno STF do ministro Alexandre de Moraes – Brasília(DF), 22/03/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Em despacho desta segunda-feira 929/06), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sinalizou que as perícias do inquérito das “fake news” estão próximas da conclusão. E indicou que após essa fase será possível decidir sobre o eventual compartilhamento das informações com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que analisa o pedido de cassação da chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, com base em denúncia de uso de disparos em massa de mensagens por aplicativos durante a campanha em 2018.

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), este processo, um dos sete que ameaçam a chapa na Corte, é relatado pelo corregedor, ministro Og Fernandes. No STF, Moraes é relator do inquérito que apura disparos de fake news, que teriam sido feitos pelo chamado “gabinete do ódio” contra pessoas consideradas adversárias do governo, inclusive membros dos poderes Judiciário e Legislativo. No STF, o inquérito corre sob sigilo. Já no TSE, a investigação é pública.

A manifestação ocorreu em resposta enviada ao ministro Og Fernandes no início de julho sobre a possibilidade de compartilhamento das provas colhidas. No documento de uma página, Moraes afirmou que as perícias devem “ser concluídas brevemente”.

Na petição enviada ao Supremo, o relator do caso na corte eleitoral afirma que é “inegável que as diligências encetadas no inquérito podem ter relação de identidade com o objeto da presente AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), em que se apura a ocorrência de atos de abuso de poder econômico e uso indevido de veículos e de meios de comunicação por suposta compra, por empresário apoiadores dos então candidatos requeridos, de pacotes de disparo em massa de mensagens e uso indevido de veículos e de meios de comunicação por suposta compra, por empresário apoiadores dos então candidatos requeridos, de pacotes de disparo em massa de mensagens”.

O pedido de compartilhamento foi feito pelo PT, um dos autores da ação contra Bolsonaro. A tese é de que deputados, empresários e blogueiros ligados ao governo integrariam uma rede de propagação de notícias falsas.

Confira a íntegra do despacho do ministro Alexandre de Moraes:

Inq 4781 Tse by Lourenço Flores on Scribd

 

5 imagens
Brasília (DF), 03/12/2019 - O presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia de lançamento do Programa Saneamento Brasil Rural, no Palácio do Planalto.
Na foto, o ministro da Saude, Luiz Henrique Mandetta, o presidnete Jair Bolsonaro e o vice presidente Hamilton Mourão.  - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles
Após carta de países europeus, Mourão se reune com Salles e Tereza Cristina
Bolsonaro e Mourão cumprimentam ministros
Bolsonaro e Mourão em solenidade no Planalto
1 de 5

Mourão, em visita ao Acre

2 de 5

Brasília (DF), 03/12/2019 - O presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia de lançamento do Programa Saneamento Brasil Rural, no Palácio do Planalto. Na foto, o ministro da Saude, Luiz Henrique Mandetta, o presidnete Jair Bolsonaro e o vice presidente Hamilton Mourão. - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

Andre Borges/Esp. Metrópoles
3 de 5

Após carta de países europeus, Mourão se reune com Salles e Tereza Cristina

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

Bolsonaro e Mourão cumprimentam ministros

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 5

Bolsonaro e Mourão em solenidade no Planalto

Andre Borges/Esp. Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?