metropoles.com

Mobilização a favor de Lula reúne candidatos das eleições de 2018

Dilma Rousseff, Manuela D’Ávila, Fernando Haddad e até o ex-ministro condenado no Mensalão e na Lava Jato José Dirceu participam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
registro candidatura lula
1 de 1 registro candidatura lula - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Por volta das 16h40 desta quarta-feira (15/8), um público estimado em 10 mil pessoas pela Polícia Militar se aglomerou no gramado em frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e silenciou para ouvir a leitura de cartas escritas por apoiadores ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Detido desde abril na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR), o líder petista foi condenado em segunda instância a uma pena de 12 anos e 1 mês de cadeia pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro – o que o tornaria inelegível, conforme os critérios da Lei da Ficha Limpa. Ainda assim, às 17h12, a candidatura de Lula a um novo mandato presidencial foi registrada.

A primeira carta foi lida pelo ator Sérgio Mambert. Além dele, os também atores Tuca Moraes e Osmar Prado estavam a postos para dar voz às mensagens destinadas ao ex-presidente encarcerado. Integrantes de entidades estudantis, de sem-terra e da agricultura familiar, bem como políticos e militantes do PT, PCdoB, PCO e Pros, participam do ato.

Entre os presentes, a ex-presidente Dilma Rousseff; o candidato a vice na chapa, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad; a ex-presidenciável e candidata a vice, caso Haddad assuma a cabeça de chapa no lugar de Lula, Manuela D’Ávila (PCdoB); o governador petista do Piauí, Wellington Dias; o chefe do Executivo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); candidatos; parlamentares; ministros e ex-ministros das gestões Lula e Dilma. O ex-ministro condenado no Mensalão e na Lava Jato José Dirceu também engordou o coro por Lula livre e candidato, mas apenas visitou a concentração dos manifestantes, ainda no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Veja imagens do ato: 

16 imagens
Apoiadores lotam o gramado em frente ao TSE: segundo a PM, 10 mil pessoas participavam do ato pela candidatura de Lula no momento do registro da chapa petista
Militantes saúdam Dilma Rousseff
Gleisi Hoffmann discursa à multidão
Fernando Haddad cumprimenta apoiadores
Zé Dirceu participou da caminhada dos manifestantes até o TSE e foi celebrado pelos manifestantes
1 de 16

Mobilização de apoiadores do ex-presidente Lula em defesa de ele poder ser candidato a presidente, novamente

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 16

Apoiadores lotam o gramado em frente ao TSE: segundo a PM, 10 mil pessoas participavam do ato pela candidatura de Lula no momento do registro da chapa petista

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 16

Militantes saúdam Dilma Rousseff

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 16

Gleisi Hoffmann discursa à multidão

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 16

Fernando Haddad cumprimenta apoiadores

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 16

Zé Dirceu participou da caminhada dos manifestantes até o TSE e foi celebrado pelos manifestantes

Arquivo encaminhado ao Metrópoles
7 de 16

Márcia Tiburi (PT-RJ) participa de ato

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 16

Igo Estrela/Metrópoles
9 de 16

Manuela D'Ávila, que deve assumir candidatura a vice na chapa, fala à multidão

Igo Estrela/Metrópoles
10 de 16

Igo Estrela/Metrópoles
11 de 16

Deputado federal Zeca Dirceu participa da mobilização

Igo Estrela/Metrópoles
12 de 16

Protocolo da Justiça Eleitoral de recebimento da candidatura da chapa petista

Reprodução
13 de 16

Coligação O Povo Feliz de Novo está devidamente registrada junto ao TSE: integrantes comemoram, mas Justiça terá que decidir se Lula poderá ou não disputar novamente a Presidência da República

Hugo Barreto/Metrópoles
14 de 16

Após registro, Gleise, Dilma e políticos dos partidos que compõem a chapa mostram documento oficial da Justiça Eleitoral

Hugo Barreto/Metrópoles
15 de 16

Ex-ministro José Dirceu cumprimenta manifestantes

Arquivo encaminhado ao Metrópoles
16 de 16

Integrantes da coligação O Povo Feliz de Novo e parlamentares a caminho do TSE: dia de celebração, apesar da dúvida se Justiça permitirá Lula ser o cabeça da chapa

Reprodução

 

Confira vídeos da chegada do comando petista ao TSE para registrar a coligação O Povo Feliz de Novo e da comemoração popular após a formalização:

 

 

“Estamos aqui para registrar a chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A despeito daqueles que tiraram Dilma da Presidência [da República], a despeito daqueles que tiraram os direitos trabalhistas, estamos aqui hoje com os movimentos sociais, com o povo brasileiro, com companheiros do PCdoB, do PCO, com Dilma, com Haddad, nosso vice, sem medo”, disse a presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann.

“Injustiçaram Lula. Estamos aqui na caminhada do início da campanha eleitoral para registrar a candidatura e vamos comemorar assim quando sair de lá de dentro: Lula Livre”, discursou Gleisi Hoffmann, antes de entrar no prédio do TSE para oficializar a chapa petista na corrida presidencial. A ex-presidente Dilma; os dois candidatos a vice; os presidentes do Pros, Eurípedes de Macedo Júnior, e do PCdoB, Luciana Santos, também participaram da formalização da candidatura.

“Luxo”
“Fiquei impressionado com todos esse vermelho, falei com os companheiros e fiquei impressionado com a lucidez. Não é só Lula Livre e pela justiça. Estive com Lula ele dizia, eu tenho saudades do povo. É o mesmo Lula de sempre”, disse o teólogo Leonardo Boff, que encontrou o ex-presidente recentemente. “Isso aqui [a mobilização dos apoiadores] para mim é um luxo. Sou candidatíssimo. Quando você falar com o povo, diga isso”, disse Lula, segundo Boff, que transmitiu a mensagem à multidão.

A mobilização dos apoiadores do ex-presidente começou em 10 de agosto. Na data, três colunas – grupos liderados por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vindos de  Formosa (GO), Luziânia (GO) e Engenho das Lages (área rural do DF) – começaram a se formar e seguir na direção da capital do país. Nesta tarde, os grupos marcharam pelo Eixo Monumental de Brasília desde o estádio Mané Garrincha até o TSE, em clima de otimismo e festa. Muitos dos manifestantes usam máscaras com o rosto de Lula.

Após o registro da candidatura, o ato público virou festa, com a multidão cantando “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. As lideranças petistas se revezaram em discursos, no carro de som em frente à sede do TSE.

“Um abraço para vocês! Um abraço da vitória. A senadora Gleisi tem aqui o papel que prova que Lula e candidato à presidente do Brasil. Aqui estamos nós inteiros, em pé, depois de um golpe em 2016. Eles acharam que iriam nos destruir. Nós ficamos de pé, como o povo brasileiro. Queremos acabar com o retrocesso dos direitos sociais. Lula candidato representa a democracia no nosso país”, afirmou Dilma Roussef.

“Vocês têm que lutar daqui pra frente para eleger Lula, para que nenhuma reforma anti-trabalhista passe pelo Congresso. Serei candidata ao Senado de Minas. Vou lá lutar contra dois golpistas”, disse a ex-presidente da República. “Nós sabemos o que está acontecendo no Brasil. Sabemos desse processo que quer tirar Lula da corrida eleitoral. É uma coisa muito séria! No dia de hoje, nós chegamos unidos com o Pros e PCdoB; com a senadora Gleisi, que luta de forma incansável pela candidatura de Lula, para defender Lula”, emendou Haddad, que evitou falar nesta tarde sobre seu papel, de assumir a cabeça da chapa, caso seja confirmada a tendência de a Justiça impedir Lula de disputar um novo mandato presidencial.

Também coube ao candidato a vice ler uma nova carta de Lula ao povo brasileiro (confira documento abaixo), e praticamente encerrar a quarta de mobilização em Brasília.

Carta de Lula aos brasileiros by Metropoles on Scribd


Confira vídeo com a cobertura do ato pelo Metrópoles: 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?