metropoles.com

Mirando voto de mulheres, Bolsonaro recebe bancada feminina da Câmara

Segundo pesquisas recentes, entre as eleitoras, a vantagem de Lula frente a Bolsonaro é maior. Presidente tem buscado aproximação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
01_06_2022_14_12_48
1 de 1 01_06_2022_14_12_48 - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu, na manhã desta quarta-feira (1º/6), com parlamentares da bancada feminina, em mais uma frente da busca por aproximação com o público feminino, um dos mais resistentes à sua candidatura à reeleição.

O café da manhã ocorreu no Palácio da Alvorada e foi articulado pela coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Celina Leão (PP-DF).

Segundo uma lista de presença obtida pelo Metrópoles, 33 deputadas estiveram presentes, de um total de 75 atualmente em exercício na Câmara. A maior parte das presentes é apoiadora do presidente, como as deputadas Bia Kicis (PL-DF), Caroline de Toni (PL-SC), Carla Zambelli (PL-SP) e a ex-ministra Flávia Arruda (PP-DF). Também esteve presente no encontro a senadora Eliane Nogueira (PP-PI), mãe e suplente do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Os articuladores políticos do chefe do Executivo federal avaliam que ele precisa ganhar votos entre as mulheres e os jovens para ameaçar a vantagem do oponente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas e se tornar mais competitivo.

As mulheres são a maioria absoluta do eleitorado. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após o fechamento do cadastro de votantes para as eleições de 2022, o público feminino ampliou a frente que tinha em 2018 de 51% para 53% do total de votantes. São 8,5 milhões de títulos a mais.

Segundo as pesquisas recentes, entre as eleitoras, a vantagem do petista frente a Bolsonaro se amplia. O último levantamento do Datafolha, realizado no fim de maio, apontou que Lula possui vantagem entre as mulheres independentemente de faixa social. Entre elas, o petista chega a marcar 49%, ante 23% do atual mandatário.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022 e ouviu 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país.

Envolvimento da primeira-dama

Entre as estratégias lançadas pelo núcleo de campanha de Bolsonaro na direção do público feminino está o aumento da exposição da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, em eventos públicos.

Michelle não compareceu ao evento desta quarta no Alvorada. A primeira-dama se filiou ao PL na semana passada, com o intuito de participar mais ativamente das atividades partidárias nos próximos meses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?