Mirando voto de mulheres, Bolsonaro recebe bancada feminina da Câmara
Segundo pesquisas recentes, entre as eleitoras, a vantagem de Lula frente a Bolsonaro é maior. Presidente tem buscado aproximação
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu, na manhã desta quarta-feira (1º/6), com parlamentares da bancada feminina, em mais uma frente da busca por aproximação com o público feminino, um dos mais resistentes à sua candidatura à reeleição.
O café da manhã ocorreu no Palácio da Alvorada e foi articulado pela coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Celina Leão (PP-DF).
Segundo uma lista de presença obtida pelo Metrópoles, 33 deputadas estiveram presentes, de um total de 75 atualmente em exercício na Câmara. A maior parte das presentes é apoiadora do presidente, como as deputadas Bia Kicis (PL-DF), Caroline de Toni (PL-SC), Carla Zambelli (PL-SP) e a ex-ministra Flávia Arruda (PP-DF). Também esteve presente no encontro a senadora Eliane Nogueira (PP-PI), mãe e suplente do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Os articuladores políticos do chefe do Executivo federal avaliam que ele precisa ganhar votos entre as mulheres e os jovens para ameaçar a vantagem do oponente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas e se tornar mais competitivo.
As mulheres são a maioria absoluta do eleitorado. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após o fechamento do cadastro de votantes para as eleições de 2022, o público feminino ampliou a frente que tinha em 2018 de 51% para 53% do total de votantes. São 8,5 milhões de títulos a mais.
Segundo as pesquisas recentes, entre as eleitoras, a vantagem do petista frente a Bolsonaro se amplia. O último levantamento do Datafolha, realizado no fim de maio, apontou que Lula possui vantagem entre as mulheres independentemente de faixa social. Entre elas, o petista chega a marcar 49%, ante 23% do atual mandatário.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022 e ouviu 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país.
Envolvimento da primeira-dama
Entre as estratégias lançadas pelo núcleo de campanha de Bolsonaro na direção do público feminino está o aumento da exposição da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, em eventos públicos.
Michelle não compareceu ao evento desta quarta no Alvorada. A primeira-dama se filiou ao PL na semana passada, com o intuito de participar mais ativamente das atividades partidárias nos próximos meses.