metropoles.com

Michel Temer exonera ministros para garantir votos na CCJ

O governo tem adotado a estratégia de licenciar ministros a fim de ganhar mais apoio em votações importantes no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016
1 de 1 Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18/10) traz a exoneração de dois ministros de Michel Temer: Fernando Coelho Filho, de Minas e Energia, e Raul Jungmann (foto), da Defesa. O presidente tem adotado a estratégia de licenciar integrantes do governo para ganhar mais apoio em votações importantes no Congresso. Tanto Coelho Filho quanto Jungmann são deputados federais.

A versão oficial do Planalto é que os dois foram exonerados para a apresentação de emendas. A decisão de Temer, no entanto, retira da Câmara os suplentes Creuza Pereira (PSB-PE) e Severino Ninho (PSB-PE). A manobra seria uma tentativa de enfraquecer a ala do PSB que pede a destituição da líder do partido, Tereza Cristina (PSB-MS), e garantir a presença de Danilo Forte (PSB-CE) e Fábio Garcia (PSB-MT) como titulares na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que avalia o relatório sobre a segunda denúncia enviada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Temer.

Júlio Delgado (PSB-MG) atacou a decisão do presidente. “Vamos tentar reverter essa atitude do governo de intromissão clara num partido politico no desejo de blindar o senhor Michel Temer”, disse.

Forte e Garcia votaram pelo arquivamento da primeira denúncia contra o presidente na CCJ. Além deles, o PSB possui mais dois titulares no colegiado: Júlio Delgado e Tadeu Alencar (PSB-PE), favoráveis ao andamento da denúncia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?