Ministros de Bolsonaro vão a São Paulo tentar a paz com Alexandre de Moraes
Encontro se deu no contexto de tentativa do governo federal em apaziguar o clima com os ministros da Suprema Corte
atualizado
Compartilhar notícia
Os ministros da Justiça, André Mendonça, da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, e o advogado-geral da União, José Levi, viajaram nesta sexta-feira (19/06) para São Paulo um encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A reunião se deu em um contexto de tentativa do governo federal em apaziguar o clima com os ministros da Suprema Corte.
Oficialmente, a pauta envolvia quatro pautas: processos sobre a terra indígena Raposa Serra do Sol, controle de armas por parte do Exército, prejuízos do setor sucroalcooleiro e a possibilidade de o Tribunal de Contas da União (TCU) bloquear bens.
Esta é a segunda vez neste mês que representantes do governo federal se encontram com Alexandre de Moraes: no início de junho, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, também foi a São Paulo. O próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou com Moraes pelo telefone, nesta mesma época.
A tentativa de aproximação envolve principalmente o processo que apura ameaças a ministros do STF, conhecido como inquérito das fake news. Ele corre no Supremo, é relatado por Moraes e foi validado na quinta-feira pelos 11 ministros.
Além disso, o governo federal também se preocupa com as investigações de atos antidemocráticos que, nesta semana, atingiram alvos ligados ao presidente.