metropoles.com

Ministro quer investigar revista por crime contra a honra de Bolsonaro

Anderson Torres enviou à Polícia Federal pedido de abertura de inquérito por capa da revista IstoÉ que associa Bolsonaro a Hitler

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Anderson torres
1 de 1 Anderson torres - Foto: Reprodução/Twitter

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou nesta quinta-feira (21/10) que enviou à Polícia Federal (PF) um pedido de abertura de inquérito para apuração de possível crime contra a honra do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) supostamente cometido pela revista IstoÉ.

A capa da mais recente edição da revista, publicada na última sexta-feira (16/10) e crítica ao mandatário, faz uma comparação de Bolsonaro ao ditador da Alemanha nazista Adolf Hitler.

Veja o post:

A edição da revista aborda o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 e o desempenho do governo frente à pandemia do novo coronavírus. “Arquiteto da tragédia – As práticas abomináveis do mercador da morte”, dizem a manchete e a legenda da capa.

“O Brasil está enfrentando seu momento Nuremberg [tribunal que julgou crimes do regime nazista]. É hora de compreender a extensão da catástrofe perpetrada pelo presidente e por seus asseclas. E é o que a comissão está fazendo”, afirma o texto. Na imagem central da capa, Bolsonaro aparece com um bigode semelhante ao de Hitler. No lugar do bigode, está escrito, em preto, a palavra “genocida”.

AGU

Na terça-feira (19/10), o advogado-geral da União, Bruno Bianco, enviou uma notificação extrajudicial à revista IstoÉ pedindo direito de resposta.

A AGU afirma que “essa veiculação não condiz com a verdade dos fatos” e que “a notícia veiculada atinge direta e indevidamente a imagem do presidente da República, como chefe de Estado e do governo no país e no exterior”.

Além disso, teria se mostrado “o periódico, estranhamente, omisso sobre os programas e avanços públicos desenvolvidos pelo Estado brasileiro na seara da saúde desde o início da crise sanitária, no que repercute em difusão de informações dotadas de parcialidade, com prejuízos não só ao agente alvo de infundada criminalização, mas ao público leitor, o que corrobora a pertinência deste pedido de resposta”.

A AGU recomenda que se substitua o título, em edição próxima, de “Arquiteto da tragédia” por “Vidas, empregos, dignidade”. Na capa, Bolsonaro acenando e em desfile de 7 de setembro, além de abraçado por brasileiros.

2 imagens
AGU pediu direito de resposta e sugeriu uma capa na qual Bolsonaro aparece acenando e em desfile de 7 de setembro, além de abraçado por brasileiros
1 de 2

Na imagem central da capa da última edição da revista, o presidente Jair Bolsonaro aparece com um bigode semelhante ao de Hitler, onde se lê a palavra “genocida”

Reprodução/Revista IstoÉ
2 de 2

AGU pediu direito de resposta e sugeriu uma capa na qual Bolsonaro aparece acenando e em desfile de 7 de setembro, além de abraçado por brasileiros

Reprodução/Notificação AGU

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?