metropoles.com

Ministro do Turismo pede que ação sobre laranjas fique no STF

Defesa de Marcelo Álvaro Antônio alega que supostos delitos ocorreram no exercício do mandato de deputado federal, para o qual foi reeleito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
Ministro do Turismo
1 de 1 Ministro do Turismo - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso contra decisão do ministro Luiz Fux que, na semana passada, negou pedido para transferir para a Corte a apuração sobre o suposto uso de candidaturas laranja nas eleições de 2018. As informações são do G1.

O pedido foi apresentado na quarta-feira (7/3). A defesa do ministro quer que a decisão, tomada de forma monocrática, seja votada pelo plenário do STF.

A investigação tramita, atualmente, na Justiça de Minas Gerais para verificar suspeitas de irregularidades no repasse de recursos do Fundo Eleitoral a quatro candidatas pelo PSL a cargos nas câmaras Legislativa e Federal nas últimas eleições.

As suspeitas são de que essas mulheres atuaram como laranjas, cuja função não seria, de fato, estarem na disputa de forma competitiva, mas receberem o dinheiro destinado às campanhas e devolvê-lo ao partido. Todas elas tiveram votações pouco expressivas.

O ministro do Turismo era o presidente do diretório da sigla em Minas Gerais durante o pleito de 2018. As investigações apontam que parte do dinheiro foi devolvido a assessores de Álvaro Antônio. Ele, no entanto, negou as acusações.

No pedido inicial feito pelos advogados do ministro, a defesa alegou que os fatos investigados teriam sido cometidos no exercício do mandato de deputado federal e em função do cargo.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?