metropoles.com

Ministro do Turismo ataca Lula: “Safado, ex-presidiário e cachaceiro”

Gilson Machado criticou pelas redes sociais o ex-presidente e afirmou que ele foi lamber bota de europeu e difamar o Brasil no exterior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Fotografia colorida de Gilson Machado
1 de 1 Fotografia colorida de Gilson Machado - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O ministro do Turismo, Gilson Machado, criticou neste sábado (20/11), pelo Twitter, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela viagem realizada por países da Europa. O ministro, que esteve com Bolsonaro no giro de seis dias pelo Oriente Médio na última semana, afirmou que o governo está “dando o sangue” para reconstruir a imagem do Brasil, mas Lula difama o país no exterior.

Gilson, então, xingou o ex-presidente de “cabra safado, ex-presidiário e cachaceiro”.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já reclamou de comparações feitas entre o roteiro pelo Oriente Médio e a viagem do ex-presidente à Europa, que ocorreram no mesmo período.

Enquanto Bolsonaro visitava o Golfo Pérsico, com passagens pelos Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Catar, Lula fez um tour pela Alemanha, Bélgica, França e Espanha. O petista foi aplaudido de pé pela ala social democrata do Parlamento Europeu, sediado na Bélgica. Ele também reuniu-se com Olaf Scholz, futuro chanceler alemão.

Na quarta-feira (17/11), Lula foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Elysée, residência oficial do mandatário francês, com protocolo de chefe de Estado. O encontro marcou posição ante o presidente Bolsonaro, que é desafeto político de Macron, em um momento em que as relações entre Brasil e França estão estremecidas.

Na sexta-feira (19/11), o petista se reuniu com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, no Palácio de Moncloa, em Madri, sede do governo.

Nas reuniões com as lideranças europeias, Lula elencou a agenda ambiental e o combate à fome como os dois assuntos prioritários.

Analistas políticos avaliam que a viagem de Lula, além de fazer um contraponto ao governo Bolsonaro em dois temas sensíveis no exterior — a preservação do meio ambiente e a escalada da pobreza no Brasil —, mostrou o isolamento do atual presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?