metropoles.com

Ministro da Justiça promete imparcialidade e mais operações da PF

Ex-advogado-geral da União, André Luiz Mendonça, se comprometeu com o combate ao crime organizado ao assumir a pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela /Metrópoles
André Mendonça e Jair Bolsonaro
1 de 1 André Mendonça e Jair Bolsonaro - Foto: Igo Estrela /Metrópoles

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz Mendonça, reforçou, ao tomar posse em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (29/04), que está comprometido com o combate à corrupção e ao crime organizado.

Mendonça destacou o momento de crise que o país atravessa e prometeu ao presidente Jair Bolsonaro “mais operações da Polícia Federal”.

Mendonça assume a cadeira antes comandada por Sergio Moro. O ex-juiz deixou o cargo na última sexta-feira (24/04), após acusar o mandatário do país de interferência na Polícia Federal.

Não houve, durante os agradecimentos de qualquer das autoridades, nenhuma menção ao ex-ministro Sergio Moro. O novo chefe da pasta chegou a interromper o próprio discurso para deixar o púlpito e dar um abraço no secretário-geral da Presidência, Jorge Oliveira, que era um dos mais cotados enquanto ainda se especulava o substituto de Moro.

“Na prática, irei trabalhar com uma atuação técnica, imparcial e sempre disposta a prestar contas não só para o chefe da nossa Nação, mas a todo o povo. Sigo o compromisso de combate irrestrito à criminalidade. Há mais de uma década tenho dedicado meu trabalho ao combate à corrupção e agora esse trabalho se amplia”, destacou o novo ministro.

“Quero agradecer ao ministro Jorge Oliveira, que tem sido um exemplo de integridade e solidariedade. Se tem alguém ministrando a Justiça nesta Esplanada é o senhor. Tenho aprendido diariamente com o senhor sobre abnegação, solidariedade e lealdade”, afirmou Mendonça.

Evangélico, André Luiz Mendonça é considerado extremamente leal, mas não tão íntimo da família Bolsonaro. Além disso, tem mais trânsito fora do governo do que o próprio presidente. Como advogado-geral da União, ele conta, por exemplo, com mais acesso a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça foi substituído pelo ex-procurador-geral da Fazenda Nacional José Levi Mello do Amaral Júnior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?