Governo Bolsonaro anuncia futuros comandantes das Forças Armadas
General Fernando Azevedo e Silva, do Ministério da Defesa, revelou os nomes dos escolhidos para coordenar Marinha, Exército e Aeronáutica
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Defesa, o general da reserva Fernando Azevedo e Silva, anunciou, na tarde desta quarta-feira (21/11), os nomes dos três comandantes que irão assumir as forças armadas do Brasil. “Todos eles estão habilitados para o cargo. O ministério não mudará quase nada no próximo governo”, afirmou Silva.
Assim, durante o governo de Jair Bolsonaro, que começa em janeiro de 2019, a Marinha ficará a cargo do almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior. Já o Exército será comandado pelo general Edson Leal Pujol, enquanto a Aeronáutica será chefiada pelo tenente-brigadeiro do ar Antônio Carlos de Moretti Bermudez.
Durante o anúncio, o ministro da Defesa não quis comentar assuntos complexos, como o que fará para aumentar os recursos das forças armadas ou quais serão suas prioridades à frente da pasta. Sobre a intervenção federal no estado do Rio de Janeiro, Silva disse “não ser razoável” sua continuidade a partir do dia 31 de dezembro, data em que o Exército deverá deixar o local.
“O que ele pode solicitar e ele não fez ainda é a permanência do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Vou entrar agora em dezembro com a transição com o atual ministro [Raul Jungmann], que está viajando”, completou o general Fernando Azevedo e Silva. Ele ainda negou que haja conversas entre o Brasil e os Estados Unidos para uma intervenção na Venezuela.
O atual comandante do Exército, General Villas Boas, utilizou sua conta do Twitter para parabenizar os futuros titulares das Forças Armadas:
Com vibração de soldado, cumprimento o amigo Gen Ex Edson Leal Pujol pela indicação ao cargo de Comandante do @exercitooficial, divulgada pelo futuro Ministro da Defesa Gen Ex Res Fernando Azevedo e Silva. Nossos estribos continuarão se chocando em nossas cavalgadas. #AÇO! pic.twitter.com/Twun33YYBu
— General Villas Boas (@Gen_VillasBoas) 21 de novembro de 2018
Cumprimento igualmente, com entusiasmo contagiante de soldado, o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa, futuro Comandante da Marinha, e o Tenente Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Bermudez, futuro Comandante de Aeronáutica. #SomosTodosBrasil!!!
— General Villas Boas (@Gen_VillasBoas) 21 de novembro de 2018