Juscelino Filho agradece a Lula oportunidade de ser ouvido “com isenção”
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse estar “comprometido em esclarecer todas as denúncias infundadas” feitas contra ele
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), disse neste sábado (4/3) estar “comprometido em esclarecer todas as denúncias infundadas” feitas contra ele pela imprensa ao longo das últimas semanas e disse agradecer pela oportunidade de ser ouvido “com isenção e serenidade”.
Juscelino deverá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima segunda-feira (6/3), segundo anunciado pelo próprio petista.
O ministro tem sido pressionado a sair do cargo após denúncias que começaram a ser publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre o uso de voos da Força Aérea Brasileira (FAB) para fora de Brasília e o recebimento de diárias sem que Filho estivesse atuando a serviço do governo.
Estou comprometido em esclarecer ao presidente Lula todas as denúncias infundadas feitas pela imprensa. Reitero que não houve irregularidades nas viagens citadas e que tudo está devidamente documentado. Também agradeço a oportunidade de ser ouvido com isenção e serenidade.
— Juscelino Filho (@DepJuscelino) March 4, 2023
Na última quinta-feira (2/3), Lula disse que o auxiliar deverá sair de seu cargo caso não consiga provar sua inocência. Segundo o mandatário, não foi possível falar com Juscelino nos últimos dias porque o ministro estava em viagem no exterior a serviço do ministério.
“Eu tentei esta semana conversar com o Juscelino. O ministro Juscelino está viajando, está no exterior a serviço do ministério, discutindo um encontro das Comunicações. Eu já pedi para o ministro Rui Costa convocar ele para segunda-feira [6/2] a gente ter uma conversa, porque ele tem direito de provar a sua inocência. Mas se ele não conseguir provar a sua inocência, ele não pode ficar no governo. Eu garanto a todo mundo a presunção de inocência”, disse Lula em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo.
Em nota divulgada também na quinta, Juscelino disse ter devolvido as diárias referentes à viagem a São Paulo, em janeiro deste ano, que não tinha relação com o cargo. Na ocasião, ele passou o fim de semana em compromissos pessoais no estado, participando de leilões de cavalos de raça.
O ministro solicitou um avião da Força Aérea Brasileira para agendas na sede da Claro, em São Paulo, e realizou ainda uma visita ao Escritório Regional da Telebras. Pela viagem, entre entre 26 e 30 de janeiro, Filho recebeu quatro diárias e meia, apesar de não ter trabalhado no fim de semana.