metropoles.com

Ministério de Direitos Humanos anuncia mudanças no Disque 100

Damares também vai divulgar um balanço de atendimentos de violência sexual contra crianças e adolescentes entre 2018 e 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
damares senado
1 de 1 damares senado - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves e o presidente da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), irão realizar, na Câmara dos Deputados, reunião para anunciar mudanças no Disque 100. Além disso, eles vão divulgar um balanço de atendimentos de violência sexual contra crianças e adolescentes entre o segundo semestre de 2018 e os quatro primeiros meses de 2019.

As medidas de reestruturação do Disque 100 serão anunciadas pelo ouvidor nacional de Direitos Humanos, Fernando César Ferreira, que é o responsável pela gestão do serviço. Representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de entidades ligadas à proteção e defesa da infância confirmaram presença.

O Disque 100 é um serviço de atendimento gratuito, que recebe denúncias de violações relativas aos direitos humanos, entre elas, crimes contra crianças e adolescentes, incluindo a violência sexual.

Entretanto, a população brasileira vem relatando falhas na qualidade do serviço, entre elas, o tempo de atendimento, que pode ser decisivo em casos de violência sexual infantojuvenil.

Conforme o último relatório, entre os meses de janeiro e junho de 2018, o Disque 100 recebeu 9.297 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, incluindo o abuso e a exploração sexual. Ou seja, foram 1.549 por mês, 51 por dia, 2 por hora. Em 2017, foram registrados 22.234 casos, 26% a mais que em 2016, que registrou 17.523 casos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?