metropoles.com

“Ministério da doença em ação”, diz Renan sobre “gabinete paralelo”

Relator da CPI da Covid afirmou que a existência do grupo de assessoramento paralelo de Bolsonaro é “inegável”. Metrópoles revelou vídeos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renan Calheiros_CPI da Covid_Rafaela Feliciano
1 de 1 Renan Calheiros_CPI da Covid_Rafaela Feliciano - Foto: null

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) usou as redes sociais nesta sexta-feira (4/6) para comentar o vídeo revelado pelo Metrópoles que mostra a existência do “ministério paralelo” no governo federal responsável por orientar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre medidas de enfrentamento à Covid-19. Renan é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que investiga ações e omissões do governo federal no combate à pandemia de covid-19.

Segundo o senador, diante da gravação, a existência do “gabinete paralelo” é “inegável”. “Na reunião de 8/9/20 ele renega a vacina. No dia 12/9 a Pfizer oferta vacinas diretamente a Bolsonaro, que despreza o imunizante até março de 21. Apenas no dia 18/8 ignorou-se 130 milhões de doses. Eis o ministério da doença em ação”, publicou o senador em seu Twitter.

A gravação tem provocado reações por parte de integrantes do comando do colegiado. Mais cedo, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que o conteúdo corrobora algo já levantado pela comissão e que o grupo é “responsável pelas vidas de muitas pessoas que foram perdidas para a Covid-19”. “O gabinete paralelo ditava a tua saúde, a minha saúde; quem ia morrer e quem ia viver. Isso é o saldo que nós temos hoje”, disse o amazonense.

“Neste momento, muitos brasileiros estão estarrecidos quando olham um vídeo desses. Nós, que estamos na CPI, já sabíamos que existia um gabinete paralelo. [O vídeo é] Uma prova maior ainda que ele existe e, o pior de tudo, que no dia 8 de setembro tanto a Pfizer quanto o Butantan já tinham oferecido vacinas para o Brasil, e o Brasil não respondeu. Até dezembro, foram mais de 53 e-mails mandados ao Ministério da Saúde pela Pfizer, e não responderam”, acrescentou Aziz.

O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), por sua vez, defendeu a convocação do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e do médico Paolo Zanotto a prestarem esclarecimentos ao colegiado. A dupla é suspeita de integrar a equipe que assessorava paralelamente Bolsonaro sobre a crise sanitária.

Veja o vídeo:

4 imagens
Renan Calheiros é o relator da CPI da Covid-19
Senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI
Senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI
1 de 4

Senador Renan Calheiros (MDB-AL)

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 4

Renan Calheiros é o relator da CPI da Covid-19

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 4

Senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?