metropoles.com

Michel Temer afirma que brasileiros vão evitar populismo

Em entrevista ao jornal chileno La Tercera, o presidente evitou, mais uma vez, responder se vai ou não disputar a eleição neste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
MICHEL TEMER
1 de 1 MICHEL TEMER - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Em entrevista ao jornal chileno La Tercera, o presidente Michel Temer evitou mais uma vez responder se vai ou não disputar a eleição para presidente da República neste ano. Em vez disso, afirmou que é “candidato a entregar um país melhor a meu sucessor”. Disse também que “já foram esclarecidas as especulações” em torno da alegação de que a intervenção federal no Rio de Janeiro foi lançada com objetivos políticos.

A entrevista foi publicada no sábado, 10. Temer está neste domingo, 11, em Valparaíso, no Chile, para participar da posse do novo presidente chileno, Sebastián Piñera. Ele retorna a Brasília no fim da tarde de hoje.

Para Temer, as eleições deste ano vão mostrar que os brasileiros aprenderam com a crise e, por isso, vão evitar candidatos que apresentem programas populistas.

“O que está em jogo é a qualidade do futuro imediato dos brasileiros. Se o Brasil vai continuar no caminho da recuperação econômica, da responsabilidade fiscal e social ou voltará ao tempo das medidas populistas erradas que nos levaram a uma recessão brutal, que superamos com sacrifício e esforço. Penso que a crise fez com que os brasileiros amadurecessem e não vamos querer voltar atrás. Os eleitores têm a capacidade de avaliar e exigir que os políticos sejam responsáveis com a coisa pública”, disse ao periódico.

O presidente também criticou aqueles que são contra a intervenção das Forças Armadas no Rio de Janeiro. “Estão cometendo o erro de politizar e ideologizar o risco de vida sofrido pela população do Rio, especialmente os mais pobres, que vivem em áreas afetadas, sob o controle de traficantes e milícias”, disse. “Estão tentando confundir a intervenção civil na segurança com o militarismo e o autoritarismo, atraindo também as tristes lembranças do passado. É uma comparação inoportuna”, acrescentou.

Lula
Temer também comentou a situação jurídica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e defendeu que todos possam ser candidatos. “Eu gostaria que todos pudessem exercer o direito político de ser julgado nas urnas pelo povo. No entanto, temos leis e às vezes isso impõe restrições e gera controvérsias”, afirmou.

O presidente também usou uma declaração de Lula para responder sobre as denúncias enviadas ao Congresso pela Procuradoria-Geral da República. “Hoje, sabemos que a falsa ‘evidência’ foi produzida contra a Constituição, com a participação ilegal de promotores, que estão atualmente sob investigação. Mesmo o ex-presidente Lula recentemente reconheceu que houve uma tentativa de golpe orquestrada contra mim, que tivemos a coragem de enfrentar e vencer”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?