Metade dos brasileiros acredita que Lula será condenado pela Justiça
Outros 39,8% apostam na absolvição do ex-presidente, segundo pesquisa do Instituto Paraná
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa do Instituto Paraná aponta que metade dos brasileiros (50,8%) acredita na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Justiça. O grupo entrevistou mais de 2 mil brasileiros para saber a opinião deles sobre a situação do petista.
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julgará, em 24 de janeiro de 2018, o recurso de Lula contra a condenação pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do tríplex do Guarujá, um dos processos originários das investigações da Operação Lava Jato.
Na pesquisa, 56,6% disseram desacreditar na prisão de Lula mesmo que ele seja condenado. Outros 35,8% dos brasileiros consultados pensam que o ex-presidente iria para a cadeia caso fosse considerado culpado. E 39,8% apostam na absolvição do petista diante das acusações.O trabalho de levantamento de dados foi feito por meio de entrevistas a brasileiros com 16 anos ou mais, em 25 estados e o Distrito Federal e em 164 municípios brasileiros, entre os dias 18 e 21 de dezembro 2017.
Por outro lado, Lula fortaleceu sua liderança como principal nome para ocupar a Presidência nas próximas eleições. Ele tem 34% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada em 2 de dezembro de 2017.
O instituto fez 2.765 entrevistas, entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.
O cenário político em Brasília é diferente. Os eleitores do DF preferem o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) ao petista na corrida à Presidência da República. É o que revela pesquisa de opinião encomendada pelo Metrópoles ao Instituto Dados.
Segundo o levantamento, se as eleições fossem hoje, 17,2% dos brasilienses confiariam seu voto a Bolsonaro. Em segundo lugar, Lula teve a preferência de 12,2% dos entrevistados