metropoles.com

Mesa Diretora: PT define senadores para negociar cargos com Pacheco

Petistas irão representar a bancada nas negociações com Pacheco, que é candidato à reeleição, pelo comando de comissões temáticas da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jaques Wagner, membro da equipe de transição do governo Lula, dá entrevista ao sair do CCBB. Ele usa máscara branca e olha pro lado - Metrópoles
1 de 1 Jaques Wagner, membro da equipe de transição do governo Lula, dá entrevista ao sair do CCBB. Ele usa máscara branca e olha pro lado - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A bancada do PT no Senado Federal definiu uma comissão de senadores para dar início às negociações sobre a composição da Mesa Diretora e a participação do partido em comissões temáticas. A sigla, que apoiará a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), terá os senadores Paulo Rocha (PA), Jaques Wagner (BA) e Fabiano Contarato (ES) encabeçando as tratativas.

Rocha é o ex-líder do PT no Senado. O posto, agora, será ocupado por Contarato, enquanto Wagner é o líder do governo no Senado. Caberá ao trio negociar com Pacheco as cadeiras-chave que o partido ocupará na composição da Casa para a próxima legislatura, que começará em 1º de fevereiro, em eventual vitória do senador mineiro.

Além de Pacheco, a disputa pela presidência do Senado terá a concorrência do senador Rogério Marinho (PL-RN), que representará a maior bancada da Casa na corrida pelo posto de presidente.

O atual presidente, porém, segue sendo o favorito a vencer o pleito. Aliados estimam que o senador mineiro concentra, hoje, entre 55 a 60 votos para a reeleição – é preciso ter ao menos 41 votos para se eleger.

Novo líder

Contarato foi escolhido como novo líder da bancada do PT no Senado. A reunião que avalizou a escolha ocorreu nessa quarta (18/1) e contou com a presença dos antigos e novos senadores da bancada.

Contarato ingressou no partido em dezembro de 2021, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes, o senador era filiado a Rede, de Marina Silva e Randolfe Rodrigues.

“Recebo com imensa alegria e senso de responsabilidade a missão de ser o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado! Agradeço a confiança e o apoio dos meus companheiros de luta na Casa! Trabalharei incansavelmente para que o governo do presidente Lula seja vitorioso nas decisões da Casa e consigamos promover justiça social, emprego, saúde, educação e segurança para nosso povo voltar a ser feliz de novo”, escreveu o senador.

Contarato foi eleito em 2018 e cumpre mandato no Senado até 2026. Ele é o primeiro homossexual assumido a ser eleito para o Senado brasileiro. Antes de entrar na política, era um professor de direito e delegado da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. Foi o delegado titular da Delegacia de Delitos do Trânsito e também chefiou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Ainda, foi corregedor-geral do Espírito Santo.

A reunião, que durou cerca de três horas, teve a presença dos senadores Humberto Costa, Paulo Rocha, Jussara Lima, Teresa Leitão, Rogério Carvalho, Wellington Dias.

O objetivo da encontro, em meio ao recesso do Legislativo, foi costurar os últimos detalhes antes do início da nova legislatura que começa em 1° de fevereiro. A data também marca as eleições para as Mesas Diretoras do Senado Federal e Câmara dos Deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?