metropoles.com

“Mergulhamos na ditadura das togas”, diz Chico Vigilante sobre Lula

Emocionado, o deputado lamentou o pedido de prisão do amigo de quase 40 anos de estrada: “Senti a mesma dor quando perdi minha mãe”, disse

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Chico Vigilante
1 de 1 Chico Vigilante - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Compadre, amigo e correligionário do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) recebeu a notícia do pedido de prisão do companheiro com revolta. “Mergulhamos na ditadura das togas. Hoje, qualquer juizeco pode determinar uma prisão”, afirmou.

Vigilante se emocionou e chorou após ser informado da decisão do juiz Sérgio Moro. “É o ato mais criminoso praticado no Brasil. Senti a mesma dor quando perdi minha mãe”, declarou ao MetrópolesO distrital ainda disse que, se pudesse falar com Lula neste momento, recomendaria ao amigo “não se entregar”.  

A relação entre os dois petistas, que têm fortes ligações com os movimentos sindicais, é antiga. “Lula e Marisa batizaram meu filho mais velho, que hoje está com 33 anos. Esperei ele crescer um pouco para escolher os padrinhos, e ele quis o Lula e a Marisa”, contou.

Sem eleições, ou confronto direto
Para Vigilante, a decisão de Sérgio Moro afeta diretamente o partido. “De maneira muito dura, estou tomando uma posição de defender, em todos os fóruns do PT, que, enquanto não houver democracia no Brasil, o partido não participe de eleições”, disse. Para o distrital, não adianta eleger prefeito, governador ou presidente se “qualquer juiz pode prendê-los”. “Ou se acaba com as eleições ou vamos para o confronto direto”.

Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP). Nesta quinta-feira (5), Moro cumpriu decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que expediu ofício informando o exaurimento da segunda instância.  

No despacho, Sérgio Moro estipulou prazo até as 17h de sexta-feira (6) para Lula se apresentar, de forma voluntária, à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Horas após a decisão, Vigilante gravou um vídeo sobre a decisão de Moro. “Conheço o Lula há 40 anos e sei que ele é incapaz de desviar qualquer centavo de quem quer que seja”.

Veja:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?