metropoles.com

MDB diz que expulsará filiado que aceitar ministério de Bolsonaro

Filiados do partido que são aliados do presidente estão incomodados com preferência por Ciro Nogueira e querem comandar ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ipe amarelo servidor público
1 de 1 Ipe amarelo servidor público - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O MDB usou as redes sociais para enviar um recado aos filiados que se interessam por ocupar um ministério no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o partido, quem aceitar será convidado a deixar a sigla.

A manifestação oficial da legenda ocorre diante da pressão do partido para angariar um comando ministerial.

Conforme noticiado pelo Metrópoles, o Palácio do Planalto está incomodado com os pedidos feitos por aliados emedebistas no Congresso Nacional, após o senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais caciques do Centrão, ter sido convidado a compor o primeiro escalão do governo.

Pessoas próximas ao presidente reclamam do apetite do MDB em pedidos para garantir a sustentação nas pautas de interesse do Executivo que tramitam no Congresso.

Dois nomes da sigla surgem como favoritos para ocupar um ministério, caso Bolsonaro ceda às pressões: o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (PE), e no Congresso, senador Eduardo Gomes (TO).

O partido não desmente que haja pressão interna por uma vaga no governo federal. Informa, porém, que convidará o novo ministro a se desfiliar.

Nova reforma

Recentemente, Bolsonaro anunciou que promoveria uma nova dança das cadeiras em seus ministérios. Com as mudanças, o senador Ciro Nogueira (PI), que preside o Progressistas, ocuparia a Secretaria-Geral da Presidência.

Antes, havia a previsão de que Nogueira fosse alocado na Casa Civil. A mudança de ideia do presidente foi antecipada pelo Metrópoles.

Segundo auxiliares presidenciais, o argumento seria de que o trabalho mais intenso da Casa Civil, que coordena os demais ministérios do governo, poderia atrapalhar a articulação política de Ciro junto ao Congresso.

A avaliação é que, na Secretaria-Geral, o senador continuaria tendo assento no Palácio do Planalto, mas contaria com mais tempo para focar na articulação política.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?