metropoles.com

MBL pede impeachment de Bolsonaro e cogita se unir à esquerda

O grupo, que pediu a saída da petista Dilma Rousseff em 2017, também participa do movimento de derrubada do presidente da República

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro em coletiva
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro em coletiva - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Movimento Brasil Livre (MBL) protocolou nesta segunda-feira (27/04) um pedido de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados. O autor da proposta é o advogado do grupo, Rubens Nunes.

Segundo o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), um dos líderes do MBL, o chefe do Executivo cometeu diversos crimes de responsabilidade, como a convocação de protestos pelo fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O parlamentar afirmou, contudo, que ainda não conversou com líderes partidários sobre o apoio à matéria. Kataguiri e outros integrantes do grupo pretendem se reunir ainda com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta semana.

“Não houve conversa com nenhum líder. O que colocamos no pedido de impeachment são os crimes de responsabilidade. Além de jurídico, o pedido é político. Não existe nenhum tipo de investigação que apure a participação do presidente, por exemplo, de convocar as pessoas pelo ato da intervenção militar”, justificou.

Em 2016, o MBL também apoiou o impeachment da petista Dilma Rousseff. No entanto, isso não seria um motivo para que o grupo não se unisse à esquerda para pedir a saída de Bolsonaro, explicou Kataguiri. “Faria campanha com a esquerda. Se o objetivo é comum, qualquer um que faça manifestações é bem-vindo”.

No domingo (03/05), haverá uma manifestação virtual contra o presidente, convocada pelo grupo de direita. Mas, segundo o deputado, todas as pessoas de qualquer vertente ideológica estão convidadas a pedir “Fora Bolsonaro”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?