metropoles.com

Marinho sobre fila do INSS: “Estamos validando propostas”

Desde a promulgação da reforma da Previdência, no dia 12 de novembro, o órgão enfrenta dificuldades na análise dos requerimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O senador paraense Rogério Marinho, do PL, fala em microfone durante comissão no Senado. Ele aponta com o dedo para cima - Metrópoles
1 de 1 O senador paraense Rogério Marinho, do PL, fala em microfone durante comissão no Senado. Ele aponta com o dedo para cima - Metrópoles - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, disse nesta segunda-feira (13/01/2020) que o governo estuda propostas para reduzir a fila de espera de dois milhões de pedidos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Desde a promulgação da reforma da Previdência, no dia 12 de novembro, o órgão enfrenta dificuldades na análise dos requerimentos.

Do volume total, 1,4 milhão é de solicitações de aposentadorias — o equivalente a 74%. O restante são requisições de Benefício de Prestação Continuada (BPC) — pago a idosos e pessoas com deficiência —, auxílio-doença e salário-maternidade, entre outros.

Levantamento preliminar do órgão mostra que cerca de 500 mil pedidos estão parados aguardando complementação de documentos do beneficiário.

“Estamos validando as propostas e possibilidades”, declarou o secretário após participar de reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na manhã desta segunda.

“Isso é um processo. Tudo envolve orçamento e estrutura organizacional. A gente precisa ter essa responsabilidade de conversar internamente e buscar o respaldo técnico e jurídico”, acrescentou, sem dar mais detalhes.

De acordo com Marinho, a medida adotada pela equipe econômica será anunciada apenas na próxima quarta-feira (15/01/2020).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?