metropoles.com

Marina Silva tenta, de novo, quebrar a polarização entre PT e PSDB

Candidata da Rede ao Planalto aposta no discurso da ética e em programas jornalísticos para vencer concorrentes e chegar ao segundo turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Feliciano/Metrópoles
Marina Silva, na “Coalizão pela Construçã”
1 de 1 Marina Silva, na “Coalizão pela Construçã” - Foto: Rafaela Feliciano/Metrópoles

Marina Silva (Rede) registra a candidatura a presidente, pela terceira vez, com o desafio de tirar o debate político da polarização entre tucanos e petistas, dominante nas últimas seis eleições. Nas duas tentativas anteriores, nas disputas de 2010 e 2014, a ex-ministra do Meio Ambiente fracassou na estratégia de esvaziar os representantes do PSDB e do PT e o segundo turno foi decidido pelas duas legendas.

Na largada da campanha das eleições 2018, o cenário se apresenta com diferenças significativas. A começar pela posição dos candidatos nas pesquisas de opinião. Sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cédula, o líder nas consultas é o deputado Jair Bolsonaro (PSL), extremista de pauta conservadora e intruso na elite política nacional.

Pesquisa realizada pela Real Time Big Data, divulgada nessa terça-feira (14/8), mostra Bolsonaro com 21% da preferência dos eleitores. Marina aparece em segundo (11%), Geraldo Alckmin, do PSDB, em terceiro (9%) e Ciro Gomes, do PDT, em quarto (8%).

Vice na chapa de Lula e provável nome do PT para a corrida ao Planalto, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad tem 6% dos votos segundo a pesquisa eleitoral. Preso em Curitiba, o ex-presidente tenta concorrer outra vez ao Planalto, mas a Lei da Ficha Limpa impede a candidatura de condenados em segunda instância. O levantamento estimulado revela que, nesse momento da campanha, o petista teria 29%.

Para driblar a desvantagem
A candidata da Rede formalizou a candidatura à Presidência da República, por meio eletrônico, às 22h14 desta terça-feira (14). O nome do vice na chapa, Eduardo Jorge (PV), também foi oficializado. Conforme a declaração apresentada à Justiça Eleitoral, Marina Silva tem patrimônio de R$ 118.835,13.

Nome importante no comando de campanha de Marina, o veterano deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) aposta no crescimento da candidata, apesar de larga desvantagem no tempo de TV e no tamanho do caixa. “A polarização, na verdade, existe em função do tamanho do horário eleitoral. Não existe divisão ideológica no Brasil, isso é coisa do tempo do muro de Berlim”, afirma o parlamentar fluminense.

Na opinião de Miro, a discrepância de tempo na televisão será compensada, com a exposição de Marina em programas jornalísticos nos meios de comunicação. O deputado da Rede também acredita que a cobertura diária da imprensa vai reduzir a proliferação de mentiras e distorções dos adversários.

Em 2014, Marina concorreu à Presidência pelo PSB depois da morte do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em um acidente de avião durante a campanha. A ex-ministra chegou a ficar em situação de empate com Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT. Mas nem chegou ao segundo turno depois de uma série de ataques forjados por tucanos e petistas. A disputa final ficou entre Dilma e o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB).

Miro prevê, ainda, o crescimento de Marina pela confiança que despertaria na população. Conhecida pelos dois mandatos de senadora e pelo cargo no Ministério do Meio Ambiente, a candidata tem a ficha limpa e não carrega na biografia casos ligados à corrupção. Essa é uma característica que contrasta com o histórico de escândalos de partidos como MDB, PT, PSDB, PP e PR, aliados dos adversários.

As próximas semanas vão mostrar aos brasileiros se a estratégia de se afastar desses partidos e abraçar a bandeira da ética (conforme o programa de governo abaixo) será acertada para levar Marina ao Planalto.

MS18_Diretrizes Do Programa (1) by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?