1 de 1 Marina Silva
- Foto: Michael Melo/Metrópoles
O detalhamento da pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (2/8) mostra que, sem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo Planalto, a principal herdeira de seus votos é Marina Silva (Rede). A pré-candidata atrai 16% dos votos do petista. Seguida por Ciro Gomes (PDT), com 11%. Bolsonaro teria 7% e Geraldo Alckmin (PSDB) 5%.
Considerado o plano B do Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad, incluído na lista como candidato alternativo ao ex-presidente, ficaria somente com 3% dos votos, mesmo percentual de Fernando Collor de Mello (PTC).
Dos eleitores de Lula, Jair Bolsonaro é o mais rejeitado: 41% dos apoiadores do ex-chefe do Executivo nacional afirmam que não votariam no pré-candidato do PSL de jeito nenhum.
Ainda conforme a CNI/Ibope, 22% dos eleitores de Marina Silva dizem ser uma decisão definitiva e que não mudarão de forma alguma. Sem Lula, a candidata atrai a maior intenção de votos no Nordeste, com 16%, assim como nas regiões Norte/Centro-Oeste, com 17%.
Segundo a CNI/Ibope, o número de eleitores que vão votar em branco ou nulo, bem como o de indecisos, é o maior dos últimos cinco pleitos: 59% apresentaram essas opções quando perguntados de forma espontânea, sem serem apresentados à lista de candidatos. Clique aqui para ler a pesquisa completa.
De acordo com os entrevistados, a indecisão e a intenção de anular o voto se devem à alta insatisfação com a corrupção e ao descrédito na classe política. Ao serem apresentados a uma lista de opções, 59% apontaram um nome, mas 73% garantiram que podem mudar de opinião até 7 de outubro, quando irão às urnas. Outro dado revelante é que 45% se disseram pessimistas ou muito pessimistas com as eleições 2018.
Para decidir o voto, 84% dos eleitores vão se informar pela imprensa (TV, rádio, jornais e revistas e sites de notícias) e 26% farão uso das redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter etc). Apenas 5% dos brasileiros disseram que vão utilizar as redes sociais como única fonte de informação.
Pensamento dos eleitores sobre os candidatos
15 imagens
1 de 15
De acordo com a CNI/Ibope, as menções ao ex-presidente Lula são mais expressivas na região Nordeste (54%), além disso, ele se destaca em municípios com até 50 mil habitantes (40%) e no interior (37%). Suas citações aumentam conforme diminui a escolaridade e a renda familiar do eleitor.
Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 15
Os brasileiros que escolheram Lula estão, de um modo geral, mais insatisfeitos com a vida (40%) que aqueles que optaram pelos demais candidatos (34%)
Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 15
Ex-presidente Lula
Daniel Ferreira/Metrópoles
4 de 15
Os homens, os jovens, a população com mais anos de estudo e com renda mais elevada são os que têm maior preferência por Bolsonaro, diz a pesquisa. Um em cada quatro homens brasileiros (24%) vão votar em Jair Bolsonaro
IGO ESTRELA/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES
5 de 15Igo Estrela/Metrópoles
6 de 15
Ele é mais citado conforme aumenta a escolaridade e a renda familiar dos eleitores. Entre os que possuem curso superior, 24% vão votar nele, percentual que cai para 9% entre os que têm até a 4ª série do ensino fundamental. Entre aqueles cuja renda familiar é de até um salário mínimo, 8% pretendem votar nele, percentual que cresce a 31% entre aqueles com renda familiar superior a cinco salários mínimos.
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
7 de 15
De cada 100 mulheres, 15 dizem que vão votar em Marina Silva. Dos eleitores com renda familiar de até um salário mínimo, 13% votam nela e, dos que possuem até a quarta série do ensino fundamental, 13% escolhem a candidata
Michael Melo/Metrópoles
8 de 15
Dos entrevistados que vão votar em Marina, 31% dizem que gostam dela e apoiam suas ideias. Outros 22% dizem que gostam da candidata, mas não conhecem suas ideias. Os que gostam da candidata, mas ainda têm dúvidas com relação a algumas de suas ideias somam 19%, mesmo percentual dos que apenas apoiam Marina por não gostarem dos demais candidatos
Michael Melo/Metrópoles
9 de 15
Quando se apresenta a lista de candidatos aos eleitores que espontaneamente disseram estar indecisos, Marina é a que mais recebe votos: 15%
Michael Melo/Metrópoles
10 de 15
Ciro Gomes apresenta o maior percentual de eleitores que afirmam ter a intenção de votar nele apenas por não gostar das demais opções (21%)
VINÍCIUS SANTA ROSA/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES
11 de 15
Outros 37% dizem gostar de Ciro e de suas ideias; 18% dizem gostar dele, mas não conhecem suas ideias; 16% gostam dele, mas têm dúvidas quanto a algumas de suas ideias; e 5% gostam de suas ideias, mas não gostam dele
Rafaela Felicciano/Metrópoles
13 de 15
Alckmin foi um dos fundadores do PSDB, em 1988
Michael Melo/Metrópoles
14 de 15
No cenário sem Lula, o candidato é mais forte na região Sudeste, onde obtém 8% das intenções de voto. O percentual, no entanto, é inferior ao de Bolsonaro e Marina na mesma região - 19% e 11%
Daniel Teixeira/agência estado
15 de 15
Dos entrevistados que escolheram o candidato, 39% dizem gostar dele e de suas ideias. Outros 20% gostam dele, mas têm dúvidas com relação a algumas de suas ideias; 17% gostam dele, mas ainda não conhecem suas ideias; e 17% o apoiam apenas porque não gostam dos outros candidatos. E 3% gostam das ideias, mas não gostam dele
Rafaela Felicciano / Metrópoles
Lula na liderança A pesquisa tinha apontado anteriormente que, em um cenário com Lula como candidato, o ex-presidente lidera com 33% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (15%) e Marina (7%).
Nesse caso, Ciro e Alckmin aparecem com 4% das intenções.
Sem Lula na disputa, os melhores colocados são: Jair Bolsonaro (17%), Marina Silva (13%), Ciro Gomes (8%) e Geraldo Alckmin (6%).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?