metropoles.com

Marina Silva critica concessão de patente de remédio contra hepatite C

Presidenciável e vice entram na briga da Fiocruz contra liberação do sufosbuvir em decisão que beneficia empresa dos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
marina silva
1 de 1 marina silva - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A liberação da patente de um remédio contra hepatite C, sofosbuvir, para uma empresa americana, Gilead, entrou na pauta da chapa presidencial Marina Silva-Eduardo Jorge (Rede-PV). Tomada nesta terça-feira (18/9) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a decisão contraria a posição da Fundação Oswaldo Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde. Um dos argumentos é que o medicamento “não apresenta os requisitos de patenteabilidade, ou seja, novidade e atividade inventiva”.

Ainda na terça, Eduardo Jorge – médico e responsável pela área de saúde do programa de Marina – recorreu ao Twitter para apresentar mais uma argumento contra a liberação da patente. “O Brasil deixa de economizar R$ 1,1 bilhão para o SUS!”, escreveu o vice.

Em seguida, Marina também postou mensagem no Twitter: “O caso do sofosbuvir, cujo genérico já foi sintetizado pela Fiocruz e autorizado pela Anvisa, é de interesse de saúde pública. O governo deveria liberar imediatamente a fabricação do genérico. Se não o fizer, eu e o Eduardo Jorge quebraremos a patente”, afirmou.

De acordo com a Fiocruz, em nota, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), ligado à fundação, “vem, ao longo dos últimos anos, envidando esforços para realizar a produção e distribuição do medicamento genérico com preços abruptamente menores ao Ministério da Saúde, visando garantir a erradicação da Hepatite C no Brasil com antivirais de alta eficácia”.

O INPI soltou nota sobre o caso. “Como em todo exame de patentes, a decisão do INPI sobre o pedido relacionado ao sofosbuvir se baseou nos critérios técnicos previstos na lei da propriedade industrial”, disse o instituto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?