metropoles.com

Marina se aproxima de Huck e de grupos ligados ao PPS

A pré-candidata disse não pretender colocar o apresentador em uma situação delicada. “É uma reunião com o Agora!”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL
09062010-09062010FRP2116-840×577
1 de 1 09062010-09062010FRP2116-840×577 - Foto: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Pré-candidata à Presidência pela Rede, Marina Silva deixou explícita a aproximação com os chamados movimentos de renovação política para a disputa presidencial. Ela participou nesta quarta-feira (20/6), no Rio, de um jantar com o apresentador de TV Luciano Huck e outros integrantes do grupo político Agora!.

Questionada sobre o encontro, a pré-candidata disse não pretender colocar o apresentador em uma situação delicada. “É uma reunião com o Agora!, não com Luciano Huck. Ele, até onde eu sei, tem um impedimento até para sua própria candidatura. Eu tenho respeito pela situação dele. Ele é um membro (do Agora!), mas não pode se colocar. Eu não tenho a pretensão de instrumentalizar ninguém”, afirmou Marina.

Huck ensaiou filiar-se PPS e lançar sua candidatura à Presidência, mas depois declarou não entrar na disputa deste ano. No entanto, continua com diálogos frequentes com o partido cortejado por Marina para reeditar uma das alianças de sua campanha eleitoral em 2014.

A Rede acena com a possibilidade do presidente nacional do partido, o ex-ministro da Cultura Roberto Freire assumir a vaga de candidato a vice-presidente em sua chapa.

Uma ala do PPS defende um acordo com a Rede, embora haja um compromisso político verbal da sigla em apoiar o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB.

No fim da tarde, a pré-candidata se reuniu com membros da Roda Democrática, organização com vínculos entre integrantes do PPS e que apoia o manifesto por um “polo democrático e reformista”, assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, entre outros políticos. Alguns signatários do manifesto avaliam que Marina pode se consolidar como alternativa do chamado “centro democrático” na disputa.

Polarização
Durante o primeiro encontro, Marina repetiu críticas à polarização entre PT e PSDB no cenário político nacional nas últimas décadas. Ela reforçou a necessidade de realinhar as forças políticas. “Desde 2010 já falávamos sobre essa polarização ser prejudicial ao país e sobre a necessidade de um realinhamento político. O PT conversou com o PMDB, o PSDB conversou com o DEM, quando um deveria ter conversado com o outro”, disse.

A Roda Democrática reúne pessoas interessadas em política filiadas a diferentes partidos, como PSDB, PPS e Novo. O grupo afirma não apoiar nenhum candidato no primeiro turno, mas pretende ouvir as propostas dos vários pré-candidatos alinhados à centro-direita.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?