Marco Aurélio critica advogados por chamarem ministros de “vocês”
Em outubro, o ministro enviou ofício ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina criticando a “quebra de liturgia”
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Marco Aurélio Mello criticou, na manhã desta quarta-feira (06/11/2019), advogados que se dirigiram aos integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) usando o pronome pessoal de tratamento “você”.
Durante julgamento sobre a contribuição para o INSS durante a licença-maternidade, o advogado Renato Guilherme Machado Nunes dirigiu-se ao relator do caso, o ministro Luís Roberto Barroso: “Eu falo de coração aberto, ministro Barroso, eu receio que, em toda a minha vida profissional, o pedido de justiça que eu estou fazendo aqui para vocês, Excelências, ele nunca foi tão eloquente como…”, disse.
“Para vocês”, interrompeu Marco Aurélio. O advogado se corrigiu: “Vossas Excelências”.
Em outro momento do julgamento, Daniela Lima de Andrade Borges voltou a usar o termo “vocês” para se referir aos membros da Corte. “Presidente, novamente, advogado se dirige aos integrantes do tribunal como vocês. Há de se observar a liturgia!”, voltou a criticar Marco Aurélio.
Entenda
Em outubro, o ministro enviou ofício ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina criticando a “quebra de liturgia” por ocasião de um convite para solenidade de homenagem ao ministro, Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Integrante de cerimonial não se dirige diretamente a ministro do Supremo”, escreveu Marco Aurélio.
Com informações da Agência Estado