metropoles.com

Marcelo Victor: “Lira não quer eleição para governo-tampão de Alagoas”

PP de Lira entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal que questiona as regras das eleições indiretas para governador-tampão do estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Thumbnail da entrevista com o deputado Marcelo Victor, presidente do poder legislativo de Alagoas. Ele é entrevistado pelo jornalista do Metrópoles, Tácio Lorran, ambos frente a frente num estúdio, sentados - Metrópoles
1 de 1 Thumbnail da entrevista com o deputado Marcelo Victor, presidente do poder legislativo de Alagoas. Ele é entrevistado pelo jornalista do Metrópoles, Tácio Lorran, ambos frente a frente num estúdio, sentados - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor (MDB), avaliou, em entrevista exclusiva ao Metrópoles, que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não quer, mesmo com mudanças nas regras do pleito, que haja uma eleição para um “governador-tampão” no estado.

“Hoje nós sabemos que o deputado Arthur Lira não quer que haja a eleição, nem com regra A, nem com regra B, nem com regra C”, disse o parlamentar. “Isso acontece sempre nas eleições: quando a pessoa não tem voto para ganhar.”

Alagoas vive um imenso imbróglio judicial para eleger o governador-tampão do estado. A situação opõe aliados do senador Renan Calheiros e do deputado Arthur Lira.

Renan Filho (MDB) deixou em abril o cargo de governador para concorrer ao Senado. Segundo na linha sucessória, o ex-vice-governador Luciano Barbosa (MDB) havia deixado o mandato em 2020, ao se eleger prefeito de Arapiraca.

O próprio Marcelo Victor, aliado do grupo de Renan e Renan Filho, se recusou a assumir a gestão estadual para não ficar inelegível em outubro, quando disputará novamente uma cadeira no Legislativo estadual.

Com as renúncias, o governador neste momento é o desembargador Klever Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça do estado. A Assembleia Legislativa iria se reunir na segunda-feira (2/5) para eleger o próximo governador-tampão, que cumpriria o mandato até a posse dos eleitos em outubro, mas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux suspendeu o pleito indireto, após ações protocolados na corte por PP e PSB.

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB), do grupo de Renan Calheiros, é o favorito pela Casa para ser eleito. O MDB tem mais da metade dos parlamentares na assembleia.

“Estamos prontos para votar e escolher o governador, como manda a Constituição”, assegura o presidente da Assembleia.

“[Fiquei] Muito surpreso. É o mandamento constitucional. Claro, expresso. Na Constituição Federal, e replicado na Constituição estadual por força de simetria. No 30º dia de vacância, a Assembleia se reunirá e escolherá o governador que irá terminar o mandato”, prossegue Marcelo Victor.

O deputado viajou a Brasília nessa quinta-feira (5/5) para se reunir com o ministro Gilmar Mendes, relator das ações da oposição no STF.

“Eu sou Lula”

Marcelo Victor trocou o União Brasil pelo MDB no fim da janela partidária, há pouco mais de um mês. Apesar de o novo partido do parlamentar ter uma pré-candidata à Presidência da República, a senador Simone Tebet, o deputado estadual afirmou que apoiará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Lá em Alagoas, temos uma posição clara. A gente irá votar no presidente Lula, mais do que claro, cristalino, de que vamos votar no presidente Lula. O posicionamento nacional vamos deixar para os líderes do partido”, disse ele.

“A gente vota em quem o coração manda. Não tem jeito. A política é feita por amor, convencimento. É paixão. Escolher livremente o nosso candidato, se não for a coisa mais importante da democracia, com certeza é a mais bonita”, prosseguiu.

Questionado pela reportagem onde está a sua paixão, Marcelo Victor respondeu: “Eu sou Lula. Tenho um sentimento romântico com ele.”

Confira a íntegra da entrevista:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?