metropoles.com

Marcelo Ramos quer discutir caso Daniel Silveira ainda hoje na Câmara

Segundo vice-presidente, a Mesa Diretora da Casa deve se reunir nesta quarta-feira às 13h. Sessão do Plenário pode ocorrer ainda hoje

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Deputado Marcelo Ramos
1 de 1 Deputado Marcelo Ramos - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), disse que a Mesa Diretora vai se reunir nesta quarta-feira (17/2), às 13h, para definir quando o Plenário da Câmara vai analisar a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ).

O parlamentar foi preso em casa no fim da noite de terça-feira (16/2). A Polícia Federal (PF) cumpriu ordem de prisão expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“Nós vamos reunir a Mesa Diretora agora às 13h e debater quando faremos a reunião plenária para debater esse tema”, disse Ramos à rádio CBN.

A Constituição Federal determina que membros do Congresso Nacional só poderão ser presos em flagrante de crime inafiançável. “Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de 24 horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão”, sinaliza.

O presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), já indicou que deixará a cargo do plenário a decisão sobre a manutenção (ou suspensão) da prisão de um de seus pares. Isso deve ocorrer ainda nesta Quarta-feira de Cinzas (17/2).

“A ideia é reunir o Plenário da Câmara o mais rápido possível para colocar essa matéria em votação. Essa reunião poderia acontecer ainda hoje, por conta do sistema remoto, que nos possibilita. Ela poderia acontecer amanhã — nós já temos uma reunião marcada amanhã às 10h — ou em qualquer outro momento ou até semana que vem, esperando a reunião presencial”, disse Ramos.

De acordo com o deputado, Silveira vai continuar preso até a data em que os deputados se reunirem. Há dúvidas sobre o voto ser secreto ou fechado.

Para Marcelo Ramos, de todo modo o caso de Daniel Silveira deverá ser remetido ao Conselho de Ética. “Nós temos imediatamente que abrir um processo no Conselho de Ética contra o deputado Daniel, porque nós não podemos também fazer de conta que nada aconteceu. A fala do deputado Daniel é gravíssima”.

Segundo ele, foi cometido um crime contra as instituições democráticas e a estabilidade dos Poderes.

“Me parece incontestável que deputado Daniel cometeu um crime, aqueles crimes tipificados na Lei de Segurança Nacional”, disse o vice-presidente da Câmara.

Prisão em flagrante

A prisão ocorreu após Daniel Silveira postar vídeo nas redes sociais atacando todos os ministros do STF, com especial destaque a Edson Fachin, que subiu o tom contra declaração de 2018 feita pelo ex-comandante do Exército Eduardo Villas Bôas.

Em seu despacho, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a PF efetivasse a prisão imediata de Silveira, por se tratar de “ato em flagrante”. O parlamentar foi conduzido à superintendência da Polícia Federal no Rio.

O magistrado também determinou que o YouTube bloqueie imediatamente o vídeo de Silveira de sua plataforma, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Silveira é investigado pelo STF no inquérito que mira financiamento e organização de atos antidemocráticos em Brasília. Em junho, ele foi alvo de buscas e apreensões pela Polícia Federal e teve o sigilo fiscal quebrado por decisão do ministro Alexandre de Moraes.

O deputado negou, em depoimento, o fato de produzir ou repassar mensagens que incitassem animosidade das Forças Armadas contra o Supremo ou seus ministros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?