Marcel Van Hattem (Novo) anuncia candidatura à Presidência da Câmara
Anúncio da candidatura ocorre na véspera da eleição para a Mesa Diretora da Câmara, que ocorre nesta quarta (1º/2)
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) anunciou, nesta terça-feira (31/1), que será candidato à Presidência da Câmara dos Deputados. O anúncio ocorre na véspera da eleição para a Mesa Diretora, que ocorre nesta quarta (1º/2).
Agora, a disputa para o cargo de presidente da Casa conta com três candidatos. Além de Van Hattem, disputam o pleito o deputado federal Chico Alencar (PSol-RJ) e o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que é o atual presidente e candidato à reeleição. Também é ventilada a candidatura avulsa do deputado Orleans de Bragança (PL).
Nos corredores da Casa, Lira é dado como vencedor da disputa. O favoritismo se deve à capacidade de articulação, tendo iniciado as conversas com os parlamentares eleitos logo após o primeiro turno das eleições federais, em outubro do ano passado. Desde então, o deputado está em negociação direta com as bancadas, ampliando apoio e consolidando sua força no comando da Casa.
Lira chega para a eleição como deputado federal mais votado da história do estado de Alagoas. No pleito para Presidência da Câmara, o alagoano também sonhava com uma votação recorde. Para isso, construiu uma rede de apoio capaz de unir siglas opostas e adversárias como o PT e PL, além das bancadas do PP, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Mais Brasil (fusão PTB e Patriota), Pros, PCdoB, PV, PSB e União Brasil.
A eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados e para a Mesa Diretora ocorre nesta quarta-feira (1º/2), no mesmo dia em que tomarão posse os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022.