metropoles.com

Mansueto sobre congelar salário de servidor: “18 meses não são 10 anos”

Secretário do Tesouro Nacional defendeu a aprovação de reformas econômicas e um bom diálogo entre o presidente e o Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Clayton de Souza/Agência Estado
mansueto
1 de 1 mansueto - Foto: Clayton de Souza/Agência Estado

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, defendeu nesta terça-feira (05/05) o congelamento de salários de servidores públicos para enfrentar a crise do novo coronavírus.

Ele destacou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), já apoiou que a medida seja adotada por 18 meses, ou seja, um ano e meio. “Veja, 18 meses não são dez anos”, relativizou o secretário.

Em entrevista à consultoria política Arko Advice, o secretário considerou a possibilidade de a dívida do país fechar o ano representando 90% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo ele, a taxa elevada não representa necessariamente um problema, a depender do que o país vai sinalizar como trajetória.

“Se no final do ano, um país não aprova reforma, dá aumento salarial para servidor público, vai expandir gastos e não tem compromisso, 90% do PIB se torna um patamar perigoso”, avaliou.

Por outro lado, Mansueto defendeu a aprovação de reformas econômicas e um bom diálogo entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o Congresso.

“Se a gente termina o ano com o Congresso aprovando reformas e um bom diálogo políticos entre o Executivo e o Legislativo, 90% do PIB [de dívidas] não vai ser grave”, destacou.

2 imagens
1 de 2

Mansueto Almeida, ex-secretário do Tesouro Nacional e atual economista-chefe do BTG Pactual

Reprodução/Youtube
2 de 2

Clayton de Souza/Agência Estado

Entre as principais reformas defendidas pelo governo federal está o auxílio financeiro a estados e municípios, batizado de plano Mansueto, em referência ao secretário do Tesouro.

Além disso, o Ministério da Economia trabalha com a defesa de reformas tributária, que mexe nos impostos federais e estaduais, e a administrativa, relacionada a servidores públicos.

Assista, a seguir, à live:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?