metropoles.com

Manifestantes pró-Lula fazem protesto em frente à sede da Rede Globo, no Rio

Cerca de 1 mil pessoas eram esperadas no protesto, organizado por meio do Facebook. No fim, 270 compareceram. Em carros de som, militantes gritavam palavras de ordem.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Campos/Estadão Cionteúdo
Paulo Campos/Estadão Cionteúdo
1 de 1 Paulo Campos/Estadão Cionteúdo - Foto: Paulo Campos/Estadão Cionteúdo

Dezenas de manifestantes se reúnem na manhã deste domingo (6/3) em frente à sede da Rede Globo, no Jardim Botânico, no Rio, em protesto contra a emissora e em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo de uma condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a depor) na última sexta (4/3). A filha de Lula, Lurian Cordeiro Lula da Silva, está presente na manifestação.

Além de cartazes e faixas, os manifestantes levaram uma réplica de jararaca, em referência à declaração de Lula após depor à Polícia Federal. “Se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo. A jararaca está viva”, disse o ex-presidente em entrevista coletiva na sede do diretório do PT em São Paulo na sexta.

O presidente do PT no Rio, Washington Quaquá, afirmou que Lula foi “sequestrado” pelo juiz Sérgio Moro, que autorizou a ação da PF, e isso proporcionou também o “sequestro da democracia”. “Agora, teremos que construir uma nova democracia”, disse. Destacou ainda que o PT, antes fragmentado, está mais unido do que nunca após o ocorrido e prometeu mais manifestações. “O ataque ao Lula mexeu com os brios do PT e da esquerda”, disse.

Apoio dos passantes
Diversos veículos que passam pelo local manifestaram apoio e balançaram bandeiras do PT, enquanto outros fizeram sinal de desaprovação. O clima é pacífico. A organização aguarda mil pessoas no protesto programado para ocorrer até o meio-dia. No Facebook, havia cerca de 270 confirmados para o evento. A Polícia Militar não fez uma estimativa.

Os manifestantes começaram a chegar 40 minutos antes do horário marcado para o protesto. Um ônibus levou pessoas de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e um carro de som foi posicionado em frente à sede da emissora. Desde o início, elas bradavam palavras contra a Rede Globo. Em discursos, reclamavam sobre a transformação de uma concessão pública de TV em “um partido facista”.

O ex-ministro Edson Santos, que ocupou a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no segundo mandato de Lula, comparou o momento atual ao “golpe que levou Getulio Vargas ao suicídio”.

A candidatura de Lula à Presidência da República em 2018 também é aclamada pelos presentes, para quem o líder é o único nome forte para a disputa. Para Quaquá, será uma oportunidade de executar reformas ainda não realizadas pelo PT, como a tributária e da mídia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?