metropoles.com

Mandetta: sem vinculações, é possível garantir recursos para a Saúde

O ministro defendeu a proposta de uma emenda constitucional que acaba com despesas e vinculações orçamentárias, ideia apresentada por Guedes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SôNIA BAIOCCHI/DIVULGAÇÃO/ESTADÃO CONTEÚDO
Bolsonaro atende frente e coloca deputado na Saúde
1 de 1 Bolsonaro atende frente e coloca deputado na Saúde - Foto: SôNIA BAIOCCHI/DIVULGAÇÃO/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu a proposta de uma emenda constitucional acabando com as despesas obrigatórias e as vinculações orçamentárias, ideia apresentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e que deve ser encaminhada através de uma emenda constitucional ao Congresso.

“Eu não vejo problema de fazer um bom debate. Eu acredito que, sem as vinculações, talvez a gente garanta até mais recursos para a Saúde”, disse o ministro, após dar uma palestra para empresários durante almoço do Lide, em São Paulo. Mandetta declarou não ter nenhum receio de que o setor perca recursos com a desvinculação.

Paulo Guedes afirmou que a intenção da PEC é dar aos políticos 100% do controle sobre os orçamentos da União, estados e municípios. Atualmente, os gastos com serviços de saúde tem porcentuais mínimos da receita corrente líquida para cada nível de governo definidos pela Constituição.

Para rebater argumentos contrários à proposta, o ministro da Saúde afirmou que o setor é uma das prioridades da população e que políticos se elegem prometendo atenção principal aos serviços de saúde. Mandetta disse que a fiscalização da sociedade não vai deixar que os investimentos diminuam.

“O fato de nós termos vinculações e feito restrições absolutas no passado teve sua importância, mas hoje basicamente o que é porcentual mínimo virou teto”, argumentou Mandetta. “A Saúde é extremamente participativa e nós saberemos acompanhar ‘pari passu’ todos os parlamentares para mostrar para eles a importância dos recursos em saúde. Eu não tenho nenhum receio”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?