Mandetta: “Pessoas grudadas em padaria é coisa equivocada”
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alfinetou Bolsonaro em entrevista exclusiva para o Fantástico, da TV Globo
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, concedeu uma entrevista exclusiva ao Fantástico, da TV Globo. A conversa foi transmitida na noite deste domingo (12/04), mas a chamada do programa já sinalizava que as declarações tinham tudo para agravar as tensões entre ele e o presidente Jair Bolsonaro.
Ao insistir na defesa do isolamento social para os brasileiros como fundamental para evitar o agravamento da crise causada pelo novo coronavírus, o ministro deu uma declaração que acerta em cheio o chefe:
“Quando você vê as pessoas entrando em padaria, em supermercado, grudadas, isso é claramente uma coisa equivocada. Eu espero uma fala única, uma fala unificada. Porque isso leva para o brasileiro uma dubiedade. Ele não sabe se escuta o ministro, o presidente, quem ele escuta.”
Durante a reportagem, Mandetta afirmou ainda que se ele “está” como ministro da Saúde foi por causa da nomeação feita pelo presidente da República. Ele entende que Bolsonaro olha a situação do viés econômico e ele “da proteção à vida”.
“O presidente olha muito o lado da economia. O ministério entende a economia, mas chama pelo lado de equilíbrio à proteção à vida. Espero que a validação dos diferentes modelos de enfrentamento possa ser comum.”
Na entrevista ao Fantástico, Mandetta ainda previu que os piores meses da crise serão maio e junho, o que exigiria que agora não se relaxassem as medidas de distanciamento social.
Bolsonaro
Bolsonaro tem dado afirmações reiteradas pedindo que o isolamento social seja relaxado e o comércio reabra para que a economia possa não ser atingida tão duramente. E une as declarações aos atos, como passeios por Brasília, que têm se intensificado nos últimos dias.
Na última quinta-feira (09/04), Bolsonaro foi a uma padaria em Brasília (DF), onde foi filmado ao lado de seguranças e de apoiadores. A panificadora visitada por Bolsonaro fica na Quadra 302, na Asa Norte, em Brasília. Nas imagens, é possível ver que o presidente abraça funcionários do local e posa para fotos.
Na sexta-feira, o presidente voltou a sair. Foi visitar um dos filhos, Jair Renan, que estava de aniversário, e terminou passando em uma farmácia, onde gerou nova aglomeração.