metropoles.com

Maluf deverá renunciar ao mandato para escapar de cassação, diz defesa

Kakay apresentou a possibilidade aos integrantes da Mesa Diretora da Câmara que se reuniram nesta tarde para analisar o caso do político

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Maluf
1 de 1 Maluf - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Advogado do deputado Paulo Maluf (PP-SP), Antônio de Almeida Castro, o Kakay, afirmou na tarde desta terça-feira (14/8) que o parlamentar deverá apresentar a renúncia ao mandato até a próxima semana.

Kakay apresentou a possibilidade aos integrantes da Mesa Diretora da Câmara que se reuniram nesta tarde para analisar o caso de Maluf.

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o deputado pelo crime de lavagem de dinheiro. Maluf foi sentenciado a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão. Em fevereiro, a Justiça também determinou a perda do mandato do político.

“A Mesa ponderou e resolveu esperar essa decisão. Porque ela é personalíssima. Não é o advogado que toma, é de cunho pessoal”, disse Kakay ao deixar a Residência Oficial da Câmara, em Brasília.

De acordo com os deputados do colegiado, caso Maluf não apresente a renúncia até a próxima terça-feira (21), a Mesa deverá acatar a ordem do STF para cassar o mandato do parlamentar. Conforme pontuou o corregedor da Casa, deputado Evandro Gussi (PV-SP), há um consenso entre os membros de que uma decisão precisa ser tomada.

Um dos questionamentos é se Maluf poderia ser cassado por ausências ao trabalho. Ele não pode frequentar as sessões da Câmara e, pela Constituição, o congressista que faltar a um terço das sessões perde o mandato por decisão da Mesa Diretora, sem necessidade de despacho no plenário pelos demais parlamentares.

No entanto, o suplente de Maluf, o deputado Junji Abe (PSD-SP), tomou posse em fevereiro e, dessa forma, há questionamentos se a ausência de Maluf pode ser considerada falta. O vice-presidente da Câmara e membro da Mesa Diretora, Fábio Ramalho (MDB-MG), é contra a cassação pela Mesa. Para ele, a questão deveria ser julgada em plenário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?