Major Olimpio se lança na disputa à presidência do Senado
A eleição da Casa ocorre em fevereiro de 2021 e esta é uma tentativa de minar a reeleição do presidente Davi Alcolumbre
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Major Olimpio (PSL-SP) se lançou, nesta quarta-feira (7/10), na disputa à presidência do Senado Federal. Ele formalizou a intenção em carta ao Muda Senado, grupo de cerca de 20 senadores que encampa bandeiras de combate à corrupção e defesa da Operação Lava Jato. A eleição ocorrerá em fevereiro de 2021 e a candidatura de Olimpio é uma tentativa de minar a reeleição do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
“Independente do que ficar definido, se poderá ou não o atual presidente do Senado ser candidato à reeleição, haverá uma eleição e temos que nos posicionar desde logo, em defesa da democracia”, disse Olimpio.
Outro nome do grupo que se colocou à disposição para disputar a eleição interna da Casa foi o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO).
Os senadores que integram o grupo Muda Senado são críticos à gestão de Alcolumbre.
Reeleição sob dúvida
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nos próximos meses uma ação provocada pelo PTB. A Secretaria-Geral do Senado já se posicionou favorável à reeleição, enquanto a Consultoria da Casa se manifestou contrário. Na ocasião, Alcolumbre minimizou o parecer da Consultoria.
A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da União (PGR) disseram que se tratava de assunto interno das Casas.