metropoles.com

Maioria de Comissão de Ética vota por abrir processo contra Geddel

Apesar da maioria, o processo não foi aberto imediatamente porque um dos conselheiros pediu vista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
1048892-051016vacp000723
1 de 1 1048892-051016vacp000723 - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Cinco membros da Comissão de Ética Pública da Presidência da República já declararam apoio, nesta segunda-feira (21/11), à abertura de um processo contra o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). O colegiado tem sete membros. Apesar da maioria, o processo não foi aberto imediatamente porque um dos conselheiros pediu vista – o que adiará a decisão para o dia 14 de dezembro.

O presidente da Comissão de Ética, Mauro Menezes, informou que cinco conselheiros declararam voto pela abertura de um processo após a denúncia feita pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero – de que Geddel o pressionou para liberar a construção de um empreendimento imobiliário em Salvador.

Os conselheiros podem mudar o voto até a decisão final, mas cinco deles pediram para expressar suas posições de imediato. Também nesta segunda-feira, o secretário-executivo do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), Moreira Franco, um dos assessores mais próximos do presidente Michel Temer, não descartou que Geddel venha a ser demitido.

Temer
O secretário do Programa de Parceria de Investimentos, Moreira Franco, um dos assessores mais próximos do presidente Michel Temer, não garantiu a permanência do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, na Esplanada dos Ministérios, após as recentes denúncias que pesam sobre ele.

Falando em Paris, onde participa do 4º Fórum Econômico França-Brasil, o secretário informou que “o presidente está debruçado sobre a questão” e que uma solução “que sirva ao governo e ao País” será buscada nos próximos dias. Moreira Franco revelou que Temer “está muito preocupado” com as denúncias de corrupção e tráfico de influência feitas contra o articulador político de seu governo. “O PMDB não se organizou para fazer delito”, frisou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?