metropoles.com

Maia tem bloco de apoio com 13 partidos e 359 deputados

Bloco do atual chefe da Câmara é seguido pelos apoiadores do opositor Jovair Arantes (PTB-GO), também candidato à presidência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
rodrigo maia
1 de 1 rodrigo maia - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A menos de 24 horas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, os partidos registram na manhã desta quarta-feira (1º/2) três blocos parlamentares oficiais para participação na disputa. O maior bloco será o que apoia a reeleição do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), seguido pelo bloco da oposição e pelo de sustentação a Jovair Arantes (PTB-GO), também candidato a presidente.

O “blocão” de Maia é formado por 13 partidos da base aliada, que reúnem juntos 359 deputados. São eles: DEM, PSDB, PMDB, PSB, PPS, PP, PR, PSD, PRB, PHS, PTN, PV e PTdoB. Com o tamanho do bloco, a chapa de Maia deverá ter direito a todos os principais cargos da Mesa Diretora: as duas vice-presidências e as quatro secretarias. Além disso, deve ter direito a uma das quatro suplências.

Já o bloco da oposição será formado por PT, PDT e PCdoB, que somam juntos 90 deputados. Com isso, devem ter direito apenas a duas suplências da Mesa. PT e PDT apoiam a candidatura do deputado André Figueiredo (PDT-CE), único representante da oposição na disputa. Já o PCdoB, apesar de integrar o mesmo bloco da oposição por “identidade ideológica”, informou que continuará votando majoritariamente em Maia.

O bloco de apoio a Jovair, por sua vez, é formado por cinco partidos, que juntos têm 39 deputados. São eles: PTB, Solidariedade, PROS, PSL e PRP. Com esse número de integrantes, o bloco deve ter direito somente a uma das quatro suplências da Mesa Diretora. O PSC, que até agora vinha apoiando o candidato do PTB, decidiu não integrar o bloco. Até o momento, porém, não apresentou justificativa.

De acordo com o regimento interno da Câmara, os partidos integrantes de cada bloco terão direito a disputar de forma avulsa as vagas a que aquele bloco tem direito na Mesa Diretora. Os líderes partidários, porém, estão negociando acordo para dividir as vagas a que têm direito entre os integrantes do bloco e, assim, evitar ter candidaturas avulsas de várias legendas para o mesmo cargo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?