metropoles.com

Maia sobre vacina: “Não podemos deixar um vácuo para que o Supremo decida”

Presidente da Câmara dos Deputados indicou que tem conversado com o mandatário do país, Jair Bolsonaro, sobre o assunto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)
1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), declarou nesta terça-feira (27/10) que os poderes Executivo e Legislativo precisam encontrar um caminho para a vacina da Covid-19 a fim de que, depois, não reclamem do “ativismo do Judiciário”.

“Os poderes Legislativo e Executivo precisam buscar um caminho. Não podemos deixar o espaço aberto, um vácuo, para que o Supremo [Tribunal Federal] decida, e depois ficar reclamando do ativismo do Judiciário. Nós deveríamos sentar e dar solução para esse problema”, ressaltou Maia, acrescentando que tem conversado com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o assunto.

“Seria melhor do que uma decisão encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal, que, se nada for feito, óbvio, vai mais uma vez decidir no lugar do Legislativo e do Executivo”, complementou.

O parlamentar destacou que a questão da obrigatoriedade ou não da vacina pode ser debatida, mas frisou que a regulamentação do imunizante cabe à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Não depende de nenhum de nós”, disse, acrescentando que o correto é um órgão independente tomar a decisão.

Bolsonaro reclamou na manhã da segunda-feira (26/10) do que chamou de “judicialização da vacina”, referindo-se à previsão feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, de que a Justiça teria de decidir sobre questões relacionadas à compra e obrigatoriedade do imunizante contra a Covid-19.

Na última semana, o titular do Palácio do Planalto recuou da aquisição de 46 milhões de doses da Coronavac, vacina em desenvolvimento pela empresa chinesa Sinovac com o Instituto Butantan. O presidente e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), trocaram farpas após a decisão de Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?