metropoles.com

Maia quer PEC do Orçamento de Guerra tramitando na próxima semana

Presidente da Câmara afirmou que quer definir o texto final, para permitir uso de recursos pelo governo com mais facilidade, ainda nesta 4ª

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia - presidente da camara dos deputados entre dois segurança nos corredores do congresso nacional
1 de 1 Rodrigo Maia - presidente da camara dos deputados entre dois segurança nos corredores do congresso nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que pretende fechar ainda nesta quarta-feira (25/03) o texto da chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do “Orçamento de Guerra”. O projeto deve estabelecer uma série de medidas orçamentárias que diminuam freios para gastos do governo federal e permitam a destinação de recursos para o combate ao novo coronavírus.

Segundo Maia, a ideia é que o texto comece a avançar na próxima semana, “em um ambiente de bom diálogo” e com apoio de todos os partidos. O presidente afirmou que está ouvindo políticos e técnicos da equipe econômica do governo federal e do Tribunal de Contas da União (TCU) para fechar a proposta, “para que ela venha com força”.

“Espero que ela esteja pronta na próxima semana, para que a gente possa avançar e dar as condições para que o governo federal de forma definitiva possa começar a entender que a segregação dos orçamentos nos obriga a construir soluções de gastos públicos para o enfrentamento da crise”, defendeu ele.

Uma das possíveis propostas da PEC é a redução de salários de servidores dos três Poderes, mas ainda não há definição sobre o percentual. “Quando falo em cortes, falo como um todo. A arrecadação vai cair muito, todos vão ter que se adequar a uma nova realidade e é nesse contexto que eu digo que todos vão ter que contribuir, inclusive com a redução dos salários. Vai se impor a necessidade de repactuação de gastos com a retomada, em algumas semanas, do debate sobre as reformas.”

Plano Mansueto
O presidente comentou ainda o chamado Plano Mansueto, que estabelece ajuda fiscal aos estados e é chamado assim em referência ao secretário do Tesouro, Mansueto Almeida. De acordo com Maia, o próprio Mansueto pediu a votação do projeto, que também é “pauta urgente dos governadores”.

Nesta quarta-feira, Maia fez uma teleconferência com os chefes dos Executivos estaduais e pediu apoio ao projeto junto às bancadas partidárias. “Vai ajudar os governadores tanto do ponto de vista de garantir recursos, empréstimos, como de contrapartidas para que a gente possa garantir controle de despesas nos estados”, defendeu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?