metropoles.com

Maia quer derrubar MP que restringe Lei de Acesso à Informação

O presidente da Câmara pediu ao STF que permita alteração do rito de análise das MPs no Congresso para votar a medida o quanto antes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (25/03) que trabalha “pessoalmente” para derrubar a Medida Provisória (MP) 928/2020, que restringiu o acesso à Lei de Acesso à Informação (LAI).

Para o deputado, a matéria ficou “dúbia”. Entretanto, não pleiteia que a medida seja suspensa, mas encaminhou um pedido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para permitir a mudança na tramitação das MPs no Congresso.

“Conversei com [o vice-presidente do Senado] Antonio Anastasia (PSD-MG) sobre a resposta dos pedidos de suspensão das MPs. Acredito que não é o melhor caminho. Nossa proposta foi encaminhada ao STF, que é mudar o rito das MPs para ser mais célere”, justificou.

Maia afirmou que, se a decisão de Moraes for favorável, a matéria poderá ser analisada rapidamente nos plenários da Câmara e do Senado, sem passar por uma comissão mista antes, como ocorre atualmente.

“Minha posição é de que a matéria ficou dúbia e o melhor que a gente pode fazer é derrotá-la, se essa for a decisão de Moraes, de autorizar um rito célere para não ter dúvida nessas matérias editadas pelo governo a cada dia.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?