metropoles.com

Maia nega que votação de PEC do Orçamento seja retaliação ao governo

A Proposta de Emenda à Constituição tem o potencial de tornar todo o orçamento da União impositivo pelo Poder Legislativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigo Maia
1 de 1 Rodrigo Maia - Foto: null

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), concordou em pautar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o orçamento devido ao pedido da maioria dos líderes do parlamento nesta terça-feira (26/3). “Todos pediram para votar, ninguém ficou contra. Então acho que é o poder legislativo reafirmando suas atribuições”, disse. Ele negou que a decisão seja uma retaliação ao governo e disse que todos os partidos concordaram em pautar, inclusive o PSL.

“Uma atribuição mais importante para o Legislativo é o Orçamento. O Congresso aprova e o Executivo executa. É assim em qualquer democracia. A proposta só vem terminar de ajustar isso”, disse. Há um acordo entre os líderes parlamentares para que a PEC 2/2015, do deputado Hélio Leite (DEM-PA) e já aprovada nas comissões da Casa, entre na pauta do plenário da Câmara ainda hoje e vá à votação.

Atualmente, o Orçamento da União é apenas autorizativo e a equipe econômica pode redefinir alguns gastos. Se aprovada, a PEC dará à Câmara e ao Senado a aprovação sobre as despesas do governo, que deverá definir as execuções conforme a aprovação dos parlamentares.

O projeto aumenta o poder do Congresso, que vive uma crise intensa com o governo de Jair Bolsonaro. Nesta terça, o ministro da Economia, Paulo Guedes, não compareceu a uma reunião da Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) para falar sobre a reforma da Previdência. A decisão das lideranças na Câmara também ocorre após o governo anunciar um corte de R$ 29,8 bilhões no Orçamento deste ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?