metropoles.com

Maia é o primeiro a pedir apoio do PSD, após Rosso liberar bancada

A cúpula do PSD e boa parte da bancada não escondem a preferência pela adesão à candidatura de Maia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Candidato à reeleição, o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi o primeiro a procurar o PSD para pedir apoio, após o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que também concorre ao cargo, liberar a bancada para apoiar outra candidatura. O novo líder do PSD, Marcos Montes (MG), disse que vai conversar com Maia nos próximos dias para levar as demandas dos deputados e ouvir suas propostas. A cúpula do PSD e boa parte da bancada não escondem a preferência pela adesão à candidatura de Maia.

Ontem, em mensagem distribuída aos parlamentares do PSD, Rosso liberou a bancada para apoiar outra candidatura. Até o momento, o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), ainda não procurou Montes, que já vem conduzindo informalmente o PSD na Câmara. Ele disse que tem o “aval total” do presidente do PSD, o ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia e Comunicações), para tratar da sucessão na Casa. O partido deve formalizar o apoio a um dos dois candidatos da base governista na próxima semana.

Ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, Montes revelou que a bancada quer espaço na Mesa Diretora dentro do critério da proporcionalidade. Segundo Montes, pela regra o PSD pode reivindicar a terceira ou a quarta-secretaria. Os deputados, no entanto, também querem de Maia a garantia de que terão relatorias e espaço privilegiado nas comissões não-permanentes.

Montes é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, que já apoia a candidatura de Maia. O grupo quer emplacar o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) na primeira vice-presidência da Casa.

Ao defender Maia, Montes diz que as ações judiciais levadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a candidatura do deputado do DEM não devem ser foco de preocupação. “Não temos que nos preocupar com a questão jurídica. Isso é um problema dele e da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Nossa preocupação deve ser com a sustentabilidade do governo”, ressaltou.

O novo líder do PSD faz uma boa avaliação da gestão de Maia na Câmara. “Rodrigo foi bem, criou um ambiente favorável. Pode ter tido equívocos, mas pautou o que os parlamentares queriam. E o governo está satisfeito com ele”, observou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?