metropoles.com

Maia diz que PIB baixo reflete “desorganização do governo”

Parlamentar criticou também a ideia do ministro da Economia, Paulo Guedes, de manter a meta flexível para as contas públicas de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
rodrigo-maia-coletiva-câmara-dos-deputados-11
1 de 1 rodrigo-maia-coletiva-câmara-dos-deputados-11 - Foto: Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, nesta quinta-feira (3/12), ao ser questionado se o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi baixo, que isso reflete “o tamanho da desorganização do governo”.

O PIB cresceu 7,7% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores, mas não eliminou as perdas causadas pela pandemia de Covid-19, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Jabuticaba”

Maia também criticou a ideia do ministro da Economia, Paulo Guedes, de manter a meta flexível para as contas públicas de 2021. Segundo o parlamentar, trata-se de “uma jabuticaba brasileira”.

4 imagens
Maia após reunião com líderes governistas
Decisão foi tomada após pressão de Maia
1 de 4

Depois de ter votado “com convicção” em Bolsonaro em 2018, o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) rompeu com o presidente em 2020 e barrou algumas pautas de interesse do governo na Casa. Os dois hoje são desafetos políticos e trocam farpas públicas

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

3 de 4

Maia após reunião com líderes governistas

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 4

Decisão foi tomada após pressão de Maia

ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

“[Estou] Impressionado com essa coisa de meta flexível que o Paulo Guedes está inventando. Primeira promessa que fizeram é que iam acabar com o déficit primário, agora não querem meta para não acabar com contingenciamento, isso é uma sinalização muito ruim. Temos que aprovar uma meta”, declarou Maia, visivelmente irritado.

“Queremos que o governo diga, como o Copom diz quando toma uma decisão sobre juros, qual é a tendência para que não haja sempre o risco de incerteza, que ela possa ser restabelecida com a execução orçamentária, mas não ter meta ou ter meta flexível é uma jabuticaba brasileira”, acrescentou.

O governo propôs no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) que o valor da meta irá mudar ao longo de 2021 para se adaptar às estimativas de receitas e despesas do ano. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Guedes pretende deixar de enviar a meta fixa para o resultado das contas, o que teria irritado Maia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?