Maia diz que Câmara vota MP de adesão à aliança global da vacina nesta 5ª
Deputado defende que o Legislativo e o Executivo estejam alinhados para inclusão do Brasil na estratégia global contra a Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse, nesta segunda-feira (7/12), que a Casa deve votar a Medida Provisória (MP) 1003/20, que autoriza a adesão do Brasil à aliança global coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em torno de governos e fabricantes para garantir o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 – chamada de Covax Facility.
Segundo o texto da MP, o objetivo da adesão é proporcionar, no âmbito internacional, o acesso do país a vacinas seguras e eficazes contra a Covid-19, sem prejuízo à eventual adesão futura a outros mecanismos ou à aquisição de vacinas por outras modalidades.
O Itamaraty adotará as medidas necessária para o cumprimento do acordo e o Ministério da Saúde seria responsável pela execução.
“Há uma MP que trata da vacina e nossa intenção é votá-la na quinta-feira (10/12). Pedi ao relator que organizasse com o Ministério da Saúde, pois o ideal é que se organize em conjunto”, afirmou Maia.
“Já ficou claro que as pessoas podem perder a imunidade e podem ser contaminadas novamente. E a segunda vez está vindo pior do que a primeira. As pessoas vão começar a entrar em pânico se o Brasil ficar para trás nesta questão de ter uma estratégia clara e objetiva”, acrescentou.
Mais cedo, o parlamentar já havia destacado que o governo vai perder o controle do assunto na sociedade e defendeu uma estratégia conjunta entre Legislativo e Executivo antes que o Judiciário tome a decisão. Há um julgamento marcado para o dia 17 deste mês.