metropoles.com

Câmara vai avaliar quais benefícios serão mantidos a Maluf

Deputado se apresentou à Polícia Federal nesta quarta (20/12) e cumprirá sentença no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO
maluf-840×5601
1 de 1 maluf-840×5601 - Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Mesa Diretora da Casa vai analisar quais benefícios serão disponibilizados para o deputado Paulo Maluf (PP-SP), preso nesta quarta-feira (20/12), após decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Assim que a Mesa for comunicada (da prisão), vamos tomar a decisão sobre o que cabe ou não manter (de benefícios) ao deputado Paulo Maluf”, disse Maia, após um encontro com a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia.

Além do salário, os deputados federais têm direito a uma série de regalias, como cota parlamentar, apartamento funcional e carro oficial, entre outros.

Segundo Maia, a determinação de Fachin para prender Maluf não precisa do aval legislativo porque não é uma medida cautelar. No entanto, a possível perda do mandato deverá ser analisada pelo plenário da Câmara, o que deve acontecer somente em fevereiro, após a volta do recesso parlamentar.

O presidente da Casa afirmou ainda que essa é a jurisprudência atual, em referência ao caso do ex-deputado Natan Donadon (PMDB-RO), preso em 2013 durante o exercício do mandato. “Pela jurisprudência do Supremo, o plenário tem que se manifestar”, disse Rodrigo Maia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?