Maia defende que governo parabenize Biden e construa relação pragmática
O presidente da Câmara dos Deputados foi a primeira autoridade brasileira a parabenizar a eleição de Joe Biden nos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta segunda-feira (9/11) esperar que o governo brasileiro parabenize o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, o mais rápido possível e que possa construir uma “relação pragmática”, o que, segundo ele, não ocorreu com o presidente derrotado Donald Trump.
“Espero que o governo brasileiro possa o mais rápido possível parabenizar o presidente eleito, respeitando o resultado das urnas, e estabelecer uma relação pragmática, que interesse aos dois países, onde as trocas comerciais possam ser priorizadas e os interesses do brasileiros também, o que não vimos com o presidente Trump”, declarou Maia, em entrevista à CNN.
O presidente da Câmara foi a primeira autoridade brasileira a se manifestar em felicitação à vitória de Biden no sábado (7/11), poucos minutos depois do anúncio. Maia, na ocasião, destacou que a vitória de Biden restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal.
O presidente Jair Bolsonaro é alinhado ideologicamente com Trump, que não reconheceu a derrota nas urnas e vem travando uma guerra judicial. Em meio a este impasse, o presidente brasileiro foi um dos poucos líderes mundiais a não se manifestar sobre a eleição de Biden.