metropoles.com

Maia: declarações polêmicas de Bolsonaro afastam investidores

Para o presidente da Câmara, as falas do mandatário do Planalto e de bolsonaristas sobre AI-5 e queimadas barram a entrada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia chega à Câmara para iniciar quarto dia de votação da reforma da Previdência
1 de 1 Rodrigo Maia chega à Câmara para iniciar quarto dia de votação da reforma da Previdência - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quinta-feira (19/12/2019) que as declarações sobre o AI-5 e as queimadas na Amazônia dadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e integrantes do governo afastam investimentos estrangeiros.

“É ruim para o governo, né? Fica falando de AI-5, de queimada, aí o investidor não coloca dinheiro no Brasil. Aí a economia ia crescer 2,5% este ano e vai crescer 1%, para mim, culpa dessas declarações. E se continuar com essas declarações, ano que vem que pode crescer 2,5% também vai crescer menos. É uma questão de bom senso”, afirmou.

Para Maia, a “culpa” de o Brasil ter crescido menos do que o esperado se deve às falas polêmicas, além do ambiente “inseguro” para o investidor. De acordo com o deputado fluminense, isso atrapalha o país, mas, sobretudo, o governo do próprio presidente.

“Há um compliance de muitas empresas de que o tema ‘meio ambiente’ é relevante, democracia é relevante. Não há nenhum do presidente que vá ao encontro do que disse o Eduardo [Bolsonaro] e do que disse o [ministro da Economia] Paulo Guedes, mas é o filho e o ministro da Economia, então vai gerando insegurança”, justificou.

Maia comentou que, com a queda da taxa de juros e da inflação, há um espaço para migrar do mercado de renda fixa para o mercado de capitais: “Isso já está acontecendo com dinheiro de brasileiros, os estrangeiros para valer não entraram com dinheiro novo. Essas declarações atrasam a entrada”.

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?