metropoles.com

Previdência: Maia confirma início da votação do 2º turno hoje à noite

O presidente da Câmara dos Deputados pretende apreciar o texto principal do segundo turno nesta noite, além de três destaques

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia na Mesa Diretora da Câmara
1 de 1 Rodrigo Maia na Mesa Diretora da Câmara - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou que a votação do segundo turno da reforma da Previdência terá início na noite desta terça-feira (06/08/2019) e deve acabar até a noite de quarta (07/08/2019). O democrata está confiante de que irá atingir um bom resultado final, assim como foi o do primeiro turno: 379 votos a favor e 131 contra. Nesta quinta-feira (08/08/2019), o deputado fluminense já quer encaminhar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 ao Senado Federal.

“O resultado vai ser parecido, mas depende do número de parlamentares desta noite. Devemos perder uns quatro, cinco deputados, o que vai reduzir o resultado em quatro ou cinco. Senti que os deputados foram bem recebidos nas bases eleitorais [por causa da aprovação da primeira etapa da reforma]”, afirmou.

Maia pretende dar início à sessão para análise da reforma por volta das 18h. Entre os temas em discussão no plenário, além dos requerimentos de obstrução da oposição, está a quebra de interstício – ferramenta regimental prevista para pular o intervalo de cinco sessões entre a primeira fase e a segunda de votação na Casa.

O quórum desejado por Maia para começar a examinar a PEC é de, no mínimo, 500 dos 513 parlamentares. “Quero votar o texto principal com ao menos 500 deputados. O resultado foi muito simbólico e não devemos fugir disso”, acrescentou.

Depois dessa etapa, será apreciado um destaque de preferência apresentado pela maioria, a fim de organizar a votação dos destaques para que não haja desmobilização na reta final dos procedimentos, como ocorreu no primeiro turno. Na ocasião, Maia preferiu encerrar a sessão por temer que o governo federal não conseguiria reunir os 308 votos necessários para barrar destaques supressivos protocolados pela oposição.

Destaques
Nessa segunda-feira (05/08/2019), a equipe econômica e parlamentares governistas enfrentarão novamente mais sete sugestões de alteração dos oposicionistas – todos os textos que serão apresentados podem apenas retirar trechos da redação da PEC, mas não mudar diretamente o mérito da proposta. Por isso, o governo precisa reunir votos.

Entre os temas dos destaques estão a pensão por morte para viúvas, abono salarial e alteração no cálculo para ter acesso ao benefício. Todas as sugestões de alterações serão apresentadas apenas pela oposição, devido a um acordo firmado com as siglas governistas.

Maia estima que a apreciação do texto final da matéria e de ao menos três destaques aconteça ainda nesta terça. “Estou confiante de que a gente termina a votação da reforma nesta semana e poderemos avançar em outras pautas”, frisou. Os quatro textos restantes seriam analisados nesta quarta-feira, com sessão prevista para se iniciar às 11h.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?