metropoles.com

Maia condena denúncia contra Greenwald: “Jornalismo não é crime”

Presidente da Câmara considera que ação do MPF contra cofundador do The Intercept Brasil é “ameaça à liberdade de imprensa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Rodrigo Maia – Residência
1 de 1 Rodrigo Maia – Residência - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), usou palavras duras para condenar a inclusão do jornalista Glenn Greenwald na denúncia do Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da operação Spoofing, que investigou a invasão dos celulares de autoridades como o atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato em Curitiba.

Para Maia, a denúncia contra o editor do site que produz uma série de reportagens com o material hackeado “é uma ameaça à liberdade de imprensa”. Em postagem no Twitter na tarde desta terça-feira (21/01/2020), o presidente da Câmara disse ainda que “jornalismo não é crime”.

Veja:

O posicionamento do presidente da Câmara vai da direção oposta à opinião do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o mesmo tema. Ao ser questionado por jornalistas, Bolsonaro provocou: “Vocês não confiam na Justiça?”. Ao ser corrigido por um jornalista, que informou que a denúncia partiu do Ministério Público Federal, o presidente continuou: “É MP, MP”.

Mais cedo, Bolsonaro questionou a permanência de Greenwald no Brasil. “Não devia nem estar… Onde está esse cara? Está no Brasil?”, perguntou. Esta não é a primeira vez que o presidente contesta o fato de o norte-americano, que é casado com um parlamentar brasileiro, David Miranda (PSol-RJ), viver no país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?