Maia: “Câmara está atuante, independentemente das dificuldades”
Dois dias após o presidente Bolsonaro participar de um ato pelo fechamento do Congresso, o deputado celebrou o funcionamento do Parlamento
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comemorou nesta terça-feira (21/04), o funcionamento das atividades legislativas “independentemente das dificuldades”. No Twitter, ele falou sobre o plenário virtual durante a pandemia do novo coronavírus.
“Oito dias após a promulgação do novo regulamento, a Câmara realizou a primeira votação on-line em sua história. Até este momento foram realizadas 14 sessões virtuais, com a aprovação de 18 projetos lei, seis requerimentos de urgência e uma emenda constitucional”, celebrou.
Segundo Maia, essa é a “prova” de que a experiência da Casa contribui para a “reflexão sobre os limites e possibilidades para que os parlamentos continuem abertos e atuantes”.
No domingo (19/04), após o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), participar de um ato pelo fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), Maia afirmou que o Brasil tinha que lutar contra a Covid-19 e o “autoritarismo”.
“O mundo inteiro está unido contra o coronavírus. No Brasil, temos de lutar contra o corona e o vírus do autoritarismo. É mais trabalhoso, mas venceremos. Em nome da Câmara dos Deputados, repudio todo e qualquer ato que defenda a ditadura, atentando contra a Constituição”, completou.
Recuo
Apesar de ter ido ao protesto, Bolsonaro negou, nessa segunda-feira (20/04), que era contra a manutenção das instituições democráticas. Enquanto um apoiador pedia o fechamento dos Poderes, o presidente disse que “não tinha que fechar nada”.
“Aqui é democracia, aqui é respeito a Constituição brasileira. Aqui é minha casa e é a tua casa. Então, peço por favor que não se fale isso aqui. Supremo aberto, transparente, Congresso aberto, transparente. Nós o povo estamos no governo”.